3 razões pelas quais a nuvem é a chave para sua estratégia de negócio

abril 28, 2016

As empresas precisam estar em constante movimento. O pequeno e médio empresário sabe que praticamente todos os processos e áreas do seu negócio podem ser melhorados a fim de gerar economia e aumentar a produtividade. A área de TI não ficaria de fora desta conta, sendo inclusive, uma das áreas chave para o crescimento do empresário. Já mostramos como soluções em software podem evitar grandes dores de cabeça, mas, um investimento considerável que pode ajudar você ainda mais, é contar com serviços de nuvem.

O crescimento da procura de soluções na nuvem disparou nos últimos anos, não é por menos. Ela chama a atenção por sua capacidade de simplificar os desafios de TI e sua eficiência em dimensionar cargas de trabalho. Entenda alguns pontos chave dos benefícios da nuvem e como ela pode se tornar uma poderosa ferramenta de otimização de custos, trabalho e infraestrutura.

A nuvem e os custos

Serviços na nuvem dispensam a necessidade de manutenção de equipamentos, como servidores, provedores de serviços e outras estruturas físicas. Considere sempre esta frase: Update de software pode ser mais barato que upgrade de hardware. É verdade que programas também recebem upgrades, como bem sabemos, mas acreditamos que esta citação resume bem o que você deve ter em mente, ou seja, de que pequenas atualizações ou modificações no software podem ser mais baratas que trocar de computador.

Quer ver um exemplo prático? O Custo Total de Propriedade (TCO) de um datacenter está aumentando ao longo do tempo, por conta do nível de complexidade cada vez maior de hardware. Em contrapartida, o TCO da computação em nuvem está diminuindo a passos largos, exatamente por sua grande popularização. Então, que tal colocar na balança e ver se vale a pena continuar com a estrutura física de servidor? Caso os custos com infraestrutura estiverem pesando demais nas finanças, considere agora mesmo migrar para nuvem (mas, espere até chegar na Dica Bônus mais abaixo no post). O mesmo vale para os programas instalados nas máquinas da sua empresa, pode ser mais vantajoso atualizar as licenças de software pelas suas versões em nuvem, como oOffice 365.

Rapidez e diferencial 

A computação em nuvem fornece a agilidade necessária para responder às necessidades de negócios que possam surgir. Considere esta rapidez como um diferencial de mercado. Enquanto seus concorrentes podem estar ocupados em seus processos de implementação de uma solução, sua empresa já pode estar com esta solução implementada por um simples update de serviços. Essa agilidade aumenta a produtividade com base em métricas de custos definidos. Por exemplo, você pode verificar que recursos são mais consumidos que outros e, com base nesta análise, realocar a banda larga para aumentar a produtividade de outra área mais crítica.

Segurança de dados confiável

segurança é uma grande preocupação para área de TI. Enquanto uma estrutura física está sujeita aos mais diversos imprevistos, como problemas de hardware, acessos físicos não autorizados e manutenções por tempo de uso, um servidor na nuvem está livre destes riscos.

Provedores de cloud buscam a constante evolução e certificação dos seus serviços em nuvem, as certificações que visam total transparencia no armazenamento e processamento de dados é a mais cobiçada no momento. AMicrosoft saiu na frente e recentemente obteve a ISO 27018, certificação que comprova a privacidade, segurança e garante que os dados, mesmo na nuvem Microsoft, são sempre de sua propriedade e não será usado para nenhum outro fim.

Estamos buscando o 100% de eficácia, porém atualmente os principais fornecedores, como Microsoft, Amazon e Google apresentam uma eficácia de 99,9%. Os principais provedores de nuvem garantem robustos SLAs e Suporte especializado para assegurar a total disponibilidade de acesso aos dados.

+ DICA BÔNUS

Planeje a sua estratégia de nuvem para evitar decisões precipitadas

Um dos grandes erros cometidos por empresas é que planos de migração para nuvem geralmente são realizados em curto espaço de tempo, principalmente, alguns meses antes da data de expiração de contratos de licença. É preciso que você planeje a migração o quanto antes. Confira se ela está de acordo com sua estratégia de negócio e se o investimento vai trazer os resultados necessários, seja para o TI ou para o negócio como um todo.

Lembre-se que, mesmo com todos os benefícios que a nuvem pode trazer, a decisão de ir para a nuvem ou de tornar sua empresa CLOUD deve ser planejada e viabilizada por meio de estudos e testes na solução, diminuindo assim a quantidade de riscos e possíveis transtornos entendo os benefícios esperan

Este processo de avaliação e decisão deve envolver diversas áreas da sua companhia, para que possam juntos detalhar seus atuais desafios e confrontar com os benefícios que a nuvem irá trazer para a empresa.

Utilize sempre um parceiro de negócios para trazer uma nova visão e experiências externas de outros negócios que foram ou estão a caminho de ir para nuvem, esta troca de experiências juntamente com o conhecimento compartilhado será fundamental para a melhor tomada de decisão.

Crédito imagem: andrewfhart via Visual hunt / CC BY-SA

Felipe Moreno

Autor

Felipe Moreno

Solution Sales Specialist - Cloud da SoftwareONE. Trabalha no time de vendas e tem como principal objetivo auxiliar mais de 2.000 empresas a aumentarem a produtividade por meio do das soluções de nuvem do Office 365. Linkedin

Deixa uma resposta