3ª Guerra Mundial – A Cyber Guerra e a Segurança da Informação

Maio 12, 2017

Empresas em todo o mundo estão sofrendo com a infecção do vírus chamado WannaCryptor/ WannaCry, um virus do tipo Ransomware / Criptolocker, que sequestra os dados em forma de criptografia e pede um resgate em BitCoin para liberar a chave.

O foco dos Cyber terroristas nesta ação foi atacar empresas Empresas Prestadoras de Serviços e por este motivo tivemos impactos diretamente e/ou indiretamente.

Os hackers estão pedindo o valor de 30 Euros por máquina infectada!

Para vender cliques, alguns sites estão divulgando matérias com informações de quantitativas como países, empresas e maquinas atingidas, porém a poeira não abaixou e ainda não é possível ter certeza do tamanho do problema. Com a Internet das Coisas, pessoas e empresas cada vez mais conectadas e maior tempo online, potencializa os ataques de vírus drasticamente, pois possibilita para o hacker ter mais alternativas para explorar uma vulnerabilidade.

Este mundo sem fronteira faz com que a necessidade por conhecimento e investimento em segurança da informação também aumente.

Siga estas recomendações para se previnir:

1 – Realize o backup e o isole da rede;

2 – Atualize o patch MS17-010 para prevenção do Windows Server;

3 – Atualize as vacinas e os software de segurança;

4 – Atualize os pacotes dos demais softwares.

Lembre-se: cuidar é diferente de tratar e quando dá tempo os custos para voltar ao estado normal são bem maiores mesmo podendo haver sequelas.

CONFIRA O MAPA DO ATAQUE COM ÁREAS ATINGINDAS ATÉ O MOMENTO:

mapa_ataque_softwareone

Comente seus desafios de segurança aqui embaixo e vamos juntos pensar em soluções criativas!

Caio Borges

Autor

Caio Borges

Profissional certificado em segurança, disponibilidade e governança da informação. Linkedin

Deixa uma resposta