4 passos para transformar digitalmente o seu negócio com nuvem híbrida

Abril 24, 2017

Não é nenhum segredo que todo o mundo está interessado em transformar digitalmente seu negócio. Entretanto, algumas vezes, saber exatamente como transformar um negócio e onde manter o foco é a causa de debates intermináveis entre diretores, vice-presidentes de TI e tomadores de decisões de tecnologia.

No entanto, em busca dessa transformação tecnológica e a fim de chegar ao centro de dados do futuro, uma coisa é certa: A tecnologia de nuvem deve ser adotada — de fato, a maioria das empresas concorda que o caminho para isso se inicia com a nuvem híbrida. No Relatório para 2017 sobre as Tendências de computação em nuvem da Rightscale fica evidente que “otimizar os custos com nuvem é a iniciativa principal entre todos os usuários desse tipo de serviço”.

É possível mover-se para a nuvem e ainda ser confiante sobre como controlar e otimizar o custo de tal transição? E quais aplicativos você deveria tentar mover para a nuvem? Essas questões não são fáceis de responder, porque a resposta normalmente depende dos objetivos de transformação digital de sua empresa e da sua visão sobre o futuro do seu datacenter. Entretanto, isso não significa que não existem maneiras inteligentes de começar a explorar sua transformação para a nuvem híbrida, começando pelas quatro etapas simples mencionadas a seguir.

Etapa 1: Visualização da sua futura estratégia de TI

Ter um objetivo final para o futuro do seu datacenter e uma ideia de sua arquitetura terá grande valor no início de sua exploração. Embora seja provável que essa visão venha a se transformar durante o curso de implementação real, é importante saber quais são os seus objetivos de alto nível para garantir que você está na direção correta. Além disso, ter uma visão e uma arquitetura inicial irá ajudar o tão necessário apoio de muitos participantes em qualquer projeto de transformação digital.

Etapa 2: Antes de realizar a mudança, conheça seus riscos de segurança 

Mais uma vez, a segurança é a maior preocupação dos negócios que adotam a nuvem. E com razão — porque saber como os dados são armazenados, a quem eles pertencem e com quais medidas de segurança o seu possível provedor de nuvem conta é um fator importante antes de começar sua transformação. Trata-se de um modelo de segurança compartilhada onde tal informação é inicialmente obtida e depois analisada cuidadosamente para definir qual será a sua responsabilidade de uma perspectiva de segurança.

Etapa 3: Saiba que aplicativos ou cargas de trabalho são estratégicos

Cada negócio é diferente, mas apenas decidir mover um aplicativo ou carga de trabalho porque é fácil ou porque outra empresa o fez não é bom o bastante. Avalie cuidadosamente quais aplicativos devem ser movidos com base em seu valor estratégico para a transformação de sua empresa.  A razão disso poderia se basear na redução de custos, facilidade de uso, na falta de experiência na gestão local do aplicativo ou na capacidade de facilitar futuras transformações. O que deve ser lembrado é que você conhece as necessidades de sua empresa, então trabalhe com seus especialistas de transformação para identificar as principais cargas de trabalho e aplicativos do ponto de vista estratégico a serem movidos para a nuvem com base nos seus próprios objetivos comerciais.

Etapa 4: Conheça seus custos e saiba como gerenciá-los

Por incrível que pareça, este é um problema comum no fim do processo. As pessoas não sabem o Custo total de propriedade (TCO) dos processos existentes e, portanto, não têm uma ideia clara de como julgar o TCO de sua possível solução de nuvem. Este conhecimento é essencial para a avaliação do benefício financeiro de sua transformação.

Entretanto, esta é uma etapa em duas partes; e a etapa dois é algo com o que muitos usuários de nuvem se preocupam, especialmente aqueles que mudaram para a nuvem. Saber exatamente com o que você está gastando, como otimizar os gastos e como realizar a cobrança adequada das partes interessadas é algo frequentemente negligenciado. Não seja pego de surpresa por tais problemas. Tenha um plano claro de controle, otimização e cobrança antes de iniciar sua transformação.

A hora de começar sua transformação digital é agora. Então, comece a explorar e planejar como conseguirá isso, considerando tempo, orçamento e maneiras que beneficiarão seus negócios.

Autor

Bali.Kuchipudi

Deixa uma resposta