4 soluções gratuitas para desenvolver e otimizar processos na sua PME

dezembro 28, 2016

A otimização de processos é um fator determinante para pequenas e médias empresas que desejam se destacar no mercado. Isso porque não basta ter uma boa ideia ou investir pesado no setor de vendas e marketing, é preciso organizar e otimizar os processos como um todo. E para ajudar nesse processo, há diversas ferramentas gratuitas que podem oferecer excelentes soluções para PME’s, tanto na gestão financeira, gestão de vendas, custos, entre outras.

Quer saber mais sobre essas ferramentas e como elas podem ajudar seu pequeno negócio? Confira!

1. Power BI

Power BI é um conjunto de ferramentas de análise de negócios, para análise de dados e compartilhamento de ideias. Com ele, é possível obter, manipular, analisar e demonstrar um grande volume de dados. Através das ferramentas do Power BI, os usuários podem se conectar a fontes que pertençam a bancos de dados convencionais ou na nuvem, de maneira que possam construir painéis de indicadores, KPI’s estratégicos, relatórios e painéis interativos.

Além disso, os usuários do programa poderão compartilhar o resultado de seu trabalho online, permitindo aos interessados o acesso instantâneo às informações atualizadas através do computador, tablet, smartphone ou laptop.

O Power Bi tem as versões gratuitas e pagas – e se você busca soluções para sua PME, a versão gratuita tem muitas funcionalidades úteis, que podem auxiliar na otimização de processos. O programa permite que o usuário faça um cadastro individual e adicione licenças gratuitas para os colaboradores se cadastrarem no sistema.

2. Marketup

Marketup foi criado especificamente para oferecer soluções para PME’s de diversos segmentos e é indicado pelo Sebrae para pequenos e médios empresários. O Marketup é uma ferramenta de gestão online completa – e totalmente gratuita, que oferece os seguintes benefícios: vendas por produto e frente de caixa (PDV), gestão financeira e fluxo de caixa, loja virtual integrada, controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica, relatórios de desempenho e impressão de etiquetas para envio.

O Marketup não tem necessidade de instalação, pois é totalmente online, portanto todos os dados da empresa ficam armazenados na nuvem e não ocupam dados no computador. Aqui você pode baixar o manual do usuário, com instruções sobre criação de conta e uso do sistema.

3. Trello

Trello é um gerenciador de tarefas bastante versátil que oferece ótimas soluções para PME’s, pois pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário. O aplicativo permite que a divisão de um projeto em diversas áreas e ainda acompanhar o andamento de cada tarefa. As tarefas são visualizadas em listas, no formato de cartões e cada cartão representa uma tarefa específica, e ao clicar em um cartão, o usuário visualiza os detalhes da tarefa.

Além disso, tudo que é feito por meio do aplicativo, fica salvo na nuvem – então caso o usuário perca seu celular, não corre o risco de perder o controle de suas tarefas. O Trello tem versões gratuita e paga, e está disponível paradesktopIOS e Android.

4. Mint

O controle de gastos é primordial para a saúde do negócio – e o Mint foi desenvolvido com essa finalidade. O aplicativo controla 4 categorias principais de custos para pequenas empresas: as despesas que ocorrem somente uma vez, como o investimento inicial; as despesas fixas, como pagamento de aluguel; as despesas variáveis, como bônus, 13º e férias de funcionários e despesas opcionais, como servir um café para um cliente.

O Mint permite que o usuário acompanhe todas as transações financeiras e ainda é capaz de concluir orçamentos e fazer o usuário economizar. Tem versão gratuita e paga e está disponível para Android e IOS.

O que achou dessas ferramentas? Concorda que elas são excelentes soluções para sua PME? Conte-nos deixando seu comentário no post.

João Ferreira

Autor

João Ferreira

Responsável pela prestação de consultoria em tecnologia para clientes externos e equipes de projetos internos.

Deixa uma resposta