5 fatos que comprovam a necessidade do cloud computing em PMEs

maio 22, 2017

A computação em nuvem revolucionou a forma como os negócios são tratados nos últimos anos. Quem não adotou ainda a prática de utilizar esse ambiente não está sendo recompensado com as várias utilidades existentes e perde para a concorrência no mercado.

Por isso, o uso da cloud computing em PME deve ser buscado o quanto antes.

Existem alguns mitos que fazem com que pessoas que não têm muito conhecimento sobre cloud computing pensem que ela serve apenas para grandes empresas. Para desmistificar esse assunto, vamos listar aqui 5 fatos que claramente mostram como a nuvem é um ambiente feito para organizações de todos os portes.

1. Custo-benefício

Ao contrário do que se pode imaginar, usar a nuvem é menos custoso para a empresa do que manter seus dados em servidores próprios. Aliando isso à quantidade de recursos que são disponibilizados e à facilidade existente para utilizar tantas ferramentas, o custo-benefício trazido para a empresa é visível imediatamente após aderir a esse novo conceito de trabalho.

2. Escalabilidade da nuvem

Escalabilidade é a possibilidade de poder contratar somente os recursos desejados, sem a necessidade de pagar por pacotes completos de aplicações que normalmente não são usadas por completo.

Essa característica é um dos pontos fortes da nuvem, pois a empresa contratante sabe o que precisa e pode mudar a qualquer instante os serviços que, de fato, quer utilizar, aproveitando-se ao máximo das ferramentas e aumentando consideravelmente sua produtividade.

3. Maior segurança dos dados

A segurança da nuvem é feita para proteger dados em grande escala. Isso faz com que esse ambiente se torne o mais seguro possível contra ataques mal-intencionados e esteja sempre sendo atualizado por profissionais especializados.

Além da segurança virtual, manter os dados dessa forma também os protege de acidentes ou desastres naturais, como incêndios ou alagamentos, que são um risco real quando se tem servidores e data centers alocados fisicamente no mesmo local.

4. Facilidade de acesso

É possível acessar documentos importantes, informações de clientes e até mesmo fazer reuniões de qualquer lugar com a nuvem. A única exigência é que o dispositivo usado esteja conectado com a rede.

Isso abre um leque de possibilidades de trabalho, já que um profissional não precisa mais estar geograficamente em um local para atuar de forma imediata em alguma situação ou até mesmo quando se precisa contatar um cliente. Com um smartphone em mãos, qualquer informação necessária estará disponível com poucos toques na tela.

5. Integração dos recursos

Um ambiente com recursos totalmente integrados. É isso que a nuvem entrega com alta qualidade, fazendo com que os departamentos de empresas possam trocar informações sobre seus trabalhos, dando novas perspectivas de crescimento interno para que analisa os dados resultantes disso.

Algumas empresas entregam plataformas completas na nuvem, cheias de ferramentas para os mais diversos segmentos, como a Microsoft com o Azure, por exemplo, que tem soluções que vão desde Marketing Digital até Big Data.

A importância da Microsoft para a cloud computing em PME

Como uma das pioneiras da tecnologia de ponta, a Microsoft não ficou de fora quando a nuvem chegou ao mercado, e trouxe o Azure para as empresas, que é uma das plataformas de aplicativos mais fortes em oferecer serviços na nuvem.

Uma das maiores preocupações da Microsoft é entregar uma interface intuitiva para o usuário, e isso eles fazem com primor no Azure. É muito fácil trabalhar com todas as alternativas entregues, e por esse motivo eles têm um papel tão importante na evolução que aconteceu em cloud computing em um período de poucos anos.

A nuvem, que anos atrás era tratada como uma tendência de mercado, já é uma realidade bem consolidada, que traz mais oportunidades do que qualquer outra integração de informações criada antes. Gestores e diretores devem estudar muito sobre o assunto e entender que a cloud computing em PME é extremamente necessária para uma transformação digital de sucesso em suas empresas.

Gostou de descobrir como a cloud computing traz vantagens para todos? Então leia nosso artigo sobre mobilidade empresarial para trazer ainda mais benefícios à sua empresa.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta