Gestão de Projetos em TI: 5 melhores práticas para a sua empresa

setembro 15, 2016

Gerenciar projetos é sempre um desafio: organização, planejamento, custos, prazos e delegação de tarefas são pontos que merecem uma atenção especial. Na área de TI esse cuidado deve ser ainda maior em função das especificidades do ramo. As mudanças são mais rápidas, as alterações podem ser mais frequentes e a sintonia com a área de desenvolvimento deve ser contínua.

Neste post, você verá 5 melhores práticas para a gestão de projetos em TI na sua empresa. Acompanhe!

1. Tenha um planejamento condizente

Para realizar a gestão de projetos na área de TI, você precisa ter um planejamento enxuto, realista e condizente. Os objetivos do projeto a ser executado precisam estar claros, assim como os prazos para execução e as entregas a serem feitas. Todos os envolvidos no projeto devem participar desse planejamento e estar cientes da etapa que lhes cabe. Por isso, o gestor deve estar sempre pronto e preparado para delegar tarefas.

2. Adote um Framework para a sua Gestão de Projetos em TI

Um framework é como se fosse um grande quebra-cabeças que reúne todas as etapas e funcionalidades necessárias para desenvolver um projeto. Assim, pessoas com atividades variadas podem receber informações sobre a sua etapa no projeto e perceber onde a sua parte complementa a do outro. Ele permite, por exemplo, produzir relatórios sobre o projeto como um todo e também por fases.

3. Estabeleça indicadores para a condução de projeto

O estabelecimento de metas e indicadores de desempenho funcionam como um propulsor para a realização de projetos na área de TI. Independente do prazo e da complexidade, ter indicadores orienta as ações da equipe e permite que as entregas sejam feitas de forma eficiente. As metas servem para motivar e ordenar as ações do time. Porém, o mais importante é ter uma rotina que permita o constante acompanhamento desses indicadores.

4. Ofereça feedbacks constantes

O gestor de projetos da sua equipe de TI precisar oferecer feedbacks constantes para que seja possível retomar ou refazer alguma etapa que ainda não esteja atendendo às expectativas. Atualizar o grupo acerca das expectativas é outra tarefa imprescindível. Se algo muda durante o percurso e alguma entrega precisa ser alterada, o time precisa ser o primeiro a saber disso. É importante deixar todos atualizados para que não haja frustrações ao final do processo.

5. Invista em treinamentos

Fazer a gestão de projetos na área de TI requer técnica, mas também muito treinamento. É importante envolver a equipe em diversos cursos sobre o assunto. Capacitações, reuniões e seminários que abordem o tema são importantes para manter a equipe sempre atualizada sobre novas práticas e metodologias. Se possível, planeje cursos específicos que contemplem situações vivenciadas durante a gestão de projetos da empresa. Dessa forma, é possível visualizar qual a melhor maneira de agir em situações reais. Outra prática interessante é realizar o estudo de cases, pois isso pode facilitar e mostrar outros caminhos possíveis.

Com essas medidas simples e outras é possível manter um alto grau de eficiência na gestão de projetos em TI. Isso aumenta certamente os resultados da companhia e promove a satisfação de todos os profissionais envolvidos.

Como a sua equipe de TI conduz a gestão de projetos na sua empresa? Deixa aqui seus comentários!

cta-3_6_passos

Gabriela Drumond

Autor

Gabriela Drumond

Formada em Negócios Internacionais com MBA em Gerenciamento de Projetos, atua há 4 anos na área de Operações da SoftwareONE Brasil, responsável por todo o processamento dos contratos Microsoft com foco na modalidade Enterprise Agreement, especialista em licenciamento Microsoft com as certificações 74-678 e 70-673, participante do programa P-Seller da Microsoft como P-LSS atuando como License Specialist em nome do fabricante Microsoft na SoftwareONE Brasil e participante do Projeto NAV Champ’s em 2016. Linkedin

Deixa uma resposta