5 passos para entender como profissionalizar uma pequena empresa

agosto 26, 2016

As pequenas e médias empresas brasileiras têm duas características predominantes: origem familiar e gestão informal. Mas, com o mercado a cada dia mais competitivo, nunca foi tão importante o pequeno e médio empreendedor entender como profissionalizar uma empresa.

Você é um pequeno empreendedor e está passando por dores de crescimento ou dificuldades financeiras? Quer saber como profissionalizar a sua empresa, reduzir custos e aumentar a sua competitividade? Então, continue a leitura e descubra como fazer isso em 5 passos.

1. Profissionalize a gestão

Os empreendedores estão muito ligados emocionalmente à empresa, especialmente quando a gestão é familiar. O que certamente possui pontos positivos, mas ao mesmo tempo vários negativos. É muito importante buscar o equilíbrio entre razão e emoção.

Para buscar esse equilíbrio vale a pena procurar no mercado profissionais com experiência e perfil alinhado com os valores da empresa.

Esse profissional trará boas práticas de mercado, analisará as questões de forma mais racional, buscando a melhor alternativa, por mais que isso signifique tomar decisões difíceis.

2. Treine os funcionários

Empreendedores de pequenos negócios normalmente consideram que não tem tempo ou orçamento disponível para investir em treinamentos.

Mas pense sobre o que disse Ken Blanchard, autor com mais de 60 livros publicados e especialista em gestão: “O melhor minuto é o que invisto nas pessoas”.

Treinar os funcionários significa que você terá funcionários mais capacitados e motivados, preparará gestores para suportar o crescimento da empresa em médio e longo prazo, terá a equipe motivada e principalmente, clientes mais satisfeitos.

Use a tecnologia e criatividade e conseguirá reduzir muito os custos com treinamentos. Amigos como Gustavo Caetano, da Sambatech, desenvolveram soluções perfeitas neste sentido.

3. Pratique a melhoria contínua de processos

A única certeza que temos no mundo é a mudança. O mercado e a competitividade estão evoluindo a um ritmo nunca antes visto e se você deseja manter o seu negócio vivo terá que melhorar de forma contínua os processos.

Utilize ferramentas de gestão que ajudam a atingir esse objetivo como Kaizen, Six Sigma, 5S, Balanced Score Card e algumas mais específicas para o seu negócio.

4. Invista em tecnologia

A tecnologia é possivelmente a sua melhor aliada na busca pela profissionalização.

Ela é essencial para o gestor deixar de focar em assuntos operacionais e focar nos assuntos estratégicos, sem deixar de acompanhar se as atividades estão sendo realizadas.

A tecnologia aumenta a produtividade, reduz custos, facilita a comunicação interna e com fornecedores e clientes e é o principal canal de informação, portanto é uma ótima alternativa para você educar, prospectar e captar clientes.

5. Mantenha os dados seguros

A segurança da informação deve ser um dos pilares ao se profissionalizar a empresa.

Expor, ou deixar vulnerável, dados da empresa pode fazer que suas estratégias caiam por terra se chegar nas mãos de concorrentes.

Se informações de clientes forem expostas a situação pode ser ainda pior, pois além da empresa, pode colocar em risco cada um dos clientes e gerar uma imagem muito negativa para todo o mercado.

Além dos fatores citados, ainda existe a possibilidade de ataques de hackers, que podem roubar dados essenciais para o funcionamento da empresa e exigir pagamento para liberar os dados novamente.

Neste artigo, você viu como profissionalizar uma empresa em 5 passos, começando pela gestão, treinamento de funcionários, melhoria de processos, tecnologia e segurança dos dados. Na sua opinião, qual desses itens é o mais importante? Comente abaixo.

cta-3_6_passos

Flávio Palestino

Autor

Flávio Palestino

Em 2007, Flávio Palestino participou do começo da SoftwareONE no Brasil e atuou na área de gestão de negócios inicialmente como Business Development Manager, três anos depois alcançou a posição de Sales Director BR, sempre orientado para a excelência no atendimento aos clientes.Linkedin

Deixa uma resposta