A Evolução do Papel do CIO

maio 30, 2017

A revista CIO lançou recentemente seu 16º relatório anual do Estado do CIO. Segundo a publicação, à medida que as organizações evoluem de transacional para transformacional, o papel do CIO também deve ser transformado.

Com essa mudança nas práticas de negócios, 87% dos CIOs sentiram que a função se tornou mais desafiadora do que no passado, à medida que os CIO lidam com a continuidade do gerenciamento diário de TI, mas, também devem liderar a inovação empresarial e definir a estratégia tecnológica – como mover certas peças do negócio para a nuvem.

Mais espaço para estratégia e transformação

CIOs iniciantes encaram uma série de novas possibilidades, mas também uma maior visibilidade. Quase metade (46%) dos CIOs agora se reporta ao CEO – o maior índice desde 2004. Ao mesmo tempo, os CIOs estão se vendo cada vez mais estratégicos (31%) e transformacionais (50%), enquanto aqueles que se consideram funcionais caíram para quase 20% (de 27% no ano passado).

As principais prioridades dos CIOs continuam a ser a segurança, as diretrizes gerais definidas pelas necessidades de negócios e, é claro, os gastos de software e orçamento.

Fôlego à transformação!

Há muito em jogo quando se trata de entender os gastos em software – e por mais que a média que a empresa aloca seja efetuada em cerca de 5% de sua receita em relação ao orçamento de TI, o gasto em software é tipicamente em torno de 20% do investimento definido. Isso significa que um fabricante que traz US $ 2 bilhões em receita está se aproximando de um orçamento de TI de US $ 100 milhões, com cerca de US $ 20 milhões sendo gastos em software. Além disso – embora a nuvem esteja mudando isso – maior parte deste orçamento (cerca de 66%) é gasto em operações, manutenção e suporte de aplicativos existentes e serviços de TI. Isso não deixa muito orçamento de sobra para crescer e transformar o negócio.

Como CIO, como você pode ajudar a mover sua organização para a frente – seja para a nuvem ou para outras iniciativas estratégicas – se o seu orçamento estiver preso ao status quo? E se você pudesse transferir o orçamento de operações para impulsionar a inovação?

Gestão de portfólio de software (SPM)

É neste ponto que a gestão de portfólio de software (SPM) – particularmente a abordagem da SoftwareONE para SPM – pode ajudar a gerar resultados imediatos. O SPM ajuda sua organização a adquirir, implantar e gerenciar seus ativos de software para reduzir o custo total de propriedade e maximizar o retorno sobre investimentos. Simplificando, a SPM pode liberar seu valioso orçamento de TI para impulsionar a inovação e criar uma vantagem competitiva.

Para fazer isso, você precisa de uma equipe multitarefa e multifacetada, engajada profissional e emocionante com o projeto. Como CIO, você se envolve com aqueles “convidados” que trazem novas ideias à mesa quando se trata de encontrar espaço em seus gastos de software para projetos inovadores. Esses convidados são tipicamente o oficial de compras, o diretor de TI, o oficial de conformidade, o CFO e as partes interessadas de suas linhas de negócios. Todo mundo acrescenta à conversa e pode ajudá-lo a determinar novas maneiras de realizar e mostrar resultados em tempo hábil!

Cta Software Pyracloud V3

Autor

Bali.Kuchipudi

Deixa uma resposta