A influência da tecnologia no mercado: o que muda na maneira de consumir?

dezembro 28, 2017

A humanidade se encontra em constante evolução. Atualmente, estamos entrando cada vez mais na era da tecnologia e da informação.

Para perceber isso, basta olharmos ao nosso redor no dia a dia: o smartphone, por exemplo, que há pouco tempo era praticamente impensável, hoje é tido como um equipamento indispensável para o ser humano contemporâneo.

Com esse constante desenvolvimento, todo tipo de empresa e organização para se manter firme e atualizada, de forma a suprir a demanda de uma sociedade mutável, deve levar em consideração a influência da tecnologia no mercado.

Acompanhe esta leitura se quiser saber mais sobre as mudanças na maneira de consumir, decorrentes da constante inovação tecnológica.

A tecnologia e o comportamento

Até o final do século XX, poucas pessoas possuíam telefones em suas residências. Com o passar dos anos, a telefonia se popularizou e então surgiu o celular. Esse vem ficando cada vez mais comum e necessário para que as pessoas se comuniquem e tenham acesso à internet.

Movimento Maker

A popularização do acesso à internet é com certeza um grande marco no desenvolvimento da sociedade. Inúmeros benefícios são intrínsecos a esse salto na evolução. A informação está praticamente ao alcance de todos.

Um fruto desse desenvolvimento tecnológico é o surgimento do movimento Maker. Os integrantes desse movimento buscam criar, consertar, desenvolver produtos e projetos com as próprias mãos. Sua produção varia entre alimentos, artesanato e principalmente artigos tecnológicos relacionados à eletrônica e robótica.

Hiperconexão

Mas como tudo na vida, o advento internet possui também seus pontos negativos. É cada vez mais comum o surgimento de problemas relacionados à hiperconexão.

Pessoas se tornam literalmente viciadas em seus eletrônicos, sempre conectadas nas redes sociais e, entre os efeitos decorrentes disso estão a ansiedade, o estresse e o medo de sentir-se só.

O ponto que todos devemos perceber para que as novas tecnologias venham a nos acrescentar, é até onde isso está nos fazendo bem. É importante que passemos momentos “desconectados” para que possamos “nos conectar” a nossas verdadeiras necessidades. Não hesite em conversar com amigos, familiares ou especialistas no assunto, se estiver sentindo que há algum desequilíbrio em sua vida.

 

Evolução dos hábitos de consumo

Com essas mudanças radicais na sociedade, suas demandas também mudam na mesma proporção. Para que seu negócio se desenvolva, é necessário que se esteja atento à influência da tecnologia no mercado da oferta e demanda.

Um exemplo que sintetiza grande parte das mudanças experimentadas pela sociedade contemporânea — principalmente nos centros urbanos , é a extinção das videolocadoras e o surgimento da Netflix.

O que aconteceu aqui, foi uma mudança na forma de consumo. Quando houve a revolução do computador individual e a internet foi se tornando cada vez mais acessível, as pessoas gradualmente perderam o interesse em se deslocar até a locadora e pagar por cada filme que porventura quisessem assistir.

É muito mais cômodo pagar uma taxa mensal com preço justo e poder assistir, via streaming, quantos filmes quiser. E isso sem precisar sair de casa nem mesmo para pagar a mensalidade. Esse modelo de consumo exemplificado pelos assinantes da Netflix, é chamado modelo de recorrência.

No modelo de recorrência o cliente paga uma taxa mensal e tem acesso aos produtos e serviços que determinada empresa oferece. Esse tipo de empreendimento traz consigo grandes benefícios para a organização e para o cliente, por exemplo:

  • previsão de lucros mais confiável, por ser um serviço contratual;
  • maior controle da demanda, pois parte da clientela será fixa. Apenas haverá oscilações de novos contratos e evasão de clientes;
  • praticidade e agilidade para o consumidor devido ao acesso via online;
  • preços e planos flexíveis, se adaptando às necessidades de cada cliente, entre outros.

É necessário que as empresas e organizações sigam as mudanças comportamentais da população, acompanhando a influência da tecnologia no mercado, para que assim tenham maior acesso ao seu público alvo.

Gostou do texto? Para aprender mais sobre esse e outros assuntos, siga nossa página no LinkedinTwitter e Facebook, pois há sempre um novo artigo sobre inovação na área da informação.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta