Como o gerenciamento unificado de Endpoint e VMware AirWatch vão mudar a mobilidade organizacional

dezembro 8, 2016

A jornada de TI para um modelo mobile é bastante previsível. Serviços básicos, como e-mail, WiFi e Virtual Private Networks (VPN) são sinônimos de mobilidade. Mas some a isso aplicativos voltados à produtividade, como editores do Microsoft Office, anotações em PDF, acesso a arquivos, entre outros, e a situação fica mais complicada. Para isso, você precisa de aplicativos customizados para preencher pontos cegos.

Apesar de que a jornada para a mobilidade organizacional é previsível de um ponto de vista conceitual, a execução é mais complexa.

Trends na jornada mobile organizacional

Como foi definido por Gartnet, o gerenciamento de mobilidade organizacional – do inglês “Enterprise Mobility Management” (EMM) – busca “permitir que organizações integrem e gerenciem devices mobile em suas infraestruturas de TI” fornecendo os seguintes níveis funcionais a seus usuários:

  • Provisionamento: EMM permite a configuração de devices e apps para aplicação e uso em organizações, gerencia atualizações e presta assistência com renovação e recuo de devices.
  • Auditoria – rastreando e reportando: o EMM pode rastrear inventórios, settings e utilização para verificar se está tudo de acordo com as políticas e as definições de gerenciamento da organização.
  • Proteção de dados: o EMM mitiga perda de dados, roubo e outros incidentes através de controles para encriptação de dados, definições de acesso a dados, devices compartilhados, invólucro e contenção a apps e bloqueio a devices.
  • Suporte: o EMM presta auxílio para que departamentos de TI coíbam problemas em devices através de inventório, análise e ações remotas.

A utilização de aplicativos e devices móveis a nível organizacional ainda é mais baixa do que o esperado. Isso se deve muito a preocupações ou maus entendidos relacionados à segurança.

Organizações que adotaram o modelo há mais tempo, montaram o projeto em cima de soluções baseadas na contenção de proprietário, mas limitaram “ecossistemas”. De acordo com uma pesquisa recente do Gartner, desenvolvedores usualmente precisam dedicar 70% de seus tempos alinhando suas bases de dados back-end com as aplicações de front-end. Essa “customização” é quase como se o time de TI tivesse de criar um APP do zero.

Ademais, com a recorrente “contenção de nativos” em OS’s como aplicativos iOS, Android for Wok e Windows Enterprise Data Protection, mais e mais organizações estão sentindo-se confortáveis com segurança nativa, o que abre caminho para todo o ecossistema de apps nas diversas app stores. O problema, a partir disto, passa a ser a gama de senhas e logons requeridos.

Do gerenciamento de mobilidade organizacional para o gerenciamento unificado do Endpoint

Outro destaque que vem influenciando a mobilidade organizacional é a possibilidade de gerenciar ambos aparelhos e tablets junto com desktops e laptops.

O Windows 10 OS permite que tecnologias de gerenciamento móvel para coordenar desktops e laptops de maneira leve sem demandar grandes recursos de TI e com uma boa experiência de uso. Esta é a mobilização dos EMM para um gerenciamento unificado do Endpoint.

O gerenciamento unificado do Endpoint consolida as organizações na guarda de tendências do BYOD (“Bring Your Own Device”):

Qualquer device: telefone celular, tablete, laptop, desktop

Qualquer app: native/mobile, SaaS/cloud, internal web, Windows

Qualquer IAM: autenticação e controle de acesso para diferentes tipos de apps

Todos estes elementos estão cada vez mais unidos em um novo mercado emergente chamado “Digital Workplace”.

Para um Digital Workspace moderno – VMware Workspace ONE

A jornada mobile tradicional agora tem fim no Digital Workplace. Mas não se preocupe se você ainda não chegou lá, siga a sua jornada. Mas mantenha o conceito em mente. Ela deve ser seu destino final.

VMware Workspace ONE permite qualquer aplicativo em qualquer device com SSO ao alavancar a performance do AirWatch Unified Endpoint Management para gerenciar e assegurar os devices e proporcionar que apps de produtividade horizontal tenham seus usuários iniciados.

De fato, em maio o Gartner nomeou o VMware AirWatch como líder de seu quadrante mágico de EMM pelo sexto ano consecutivo.

cta-3_6_passos

Arnaldo Morais

Autor

Arnaldo Morais

Há 18 anos no mercado de TI, Arnaldo Morais é Product Manager da SoftwareONE desde 2013 e atua na vertical de Virtualização. Linkedin

Deixa uma resposta