Confira 4 erros na gestão financeira que a sua empresa precisa evitar

agosto 31, 2017

Realizar a gestão financeira de uma empresa é uma das tarefas mais desafiadoras e difíceis de ser desempenhadas pelos gerentes. Controlar as contas de um negócio exige bastante atenção e inúmeros cuidados.

Todos os gestores sabem que controlar as finanças de forma equivocada pode impactar o saldo bancário da empresa e até mesmo levá-la à falência.

É muito importante que todos os gerentes financeiros atentem-se aos mínimos detalhes da empresa e controlem todas as contas a pagar e proventos. O correto gerenciamento financeiro de um negócio é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da empresa no mercado.

Sabendo da importância da gestão financeira, separamos neste post os 4 erros mais comuns que não podem ser cometidos no seu negócio. Confira a seguir e mantenha o pleno controle sobre todas as contas!

1. Não monitorar o fluxo de caixa

Um dos principais pilares para o controle financeiro de qualquer empresa é o fluxo de caixa. Conhecer e controlar continuamente todas as entradas e saídas do caixa do negócio é de extrema importância para que os gerentes saibam o valor disponível para compras, pagamentos e investimentos.

Deixar de monitorar e controlar o fluxo de caixa pode ser um erro fatal para empresa, comprometendo as suas contas e fazendo com que ela feche o balanço financeiro no vermelho. Portanto, é fundamental que todas as transações financeiras sejam conhecidas, registradas e acompanhadas.

2. Deixar de fazer o balanço patrimonial

O balanço patrimonial de uma empresa é um dos principais fatores responsáveis por demonstrar a posição contábil e financeira do negócio. Deixar de fazer o levantamento do patrimônio pode interferir consideravelmente no valor de mercado da empresa e levar a informações incorretas e prejudicar as contas.

Por isso, os gerentes financeiros não podem, em hipótese nenhuma, deixar de conhecer todo o patrimônio da empresa e saber como ele impacta e o que ele representa no balanço.

É muito indicado que os gerentes financeiros mantenham sempre a troca de informações com a área contábil da empresa, esclarecendo todos os detalhes referentes ao patrimônio do negócio.

3. Não criar um planejamento estratégico

Um erro que os gerentes financeiros nunca podem cometer é deixar de criar um planejamento estratégico. Para que os gestores consigam controlar e gerenciar as contas de uma empresa é essencial que ela tenha metas e objetivos a serem alcançados.

Essas informações são fundamentais para nortear a empresa durante sua operação. Quando o planejamento estratégico de um negócio não é feito, o crescimento e o desenvolvimento da empresa é bastante prejudicado, interferindo assim nos resultados e nos lucros.

4. Não contar com um sistema de gestão

Por último, é importante ressaltar um erro que pode ser crucial para o desempenho e para o crescimento da empresa: o não uso de um software de gestão e controle financeiro.

O uso de um sistema é fundamental para controlar todas as contas da empresa e monitorar o seu fluxo de caixa. Além disso, a plataforma de gestão financeira permite que os gerentes acompanhem em tempo real todas as movimentações financeiras e controlem clientes e outras informações.

Ao utilizar um sistema de gestão a empresa reduz significativamente os erros e elimina a possibilidade de contas realizadas indevidamente. Isso garante que todas as decisões gerenciais sejam tomadas de forma correta e assegura a confiabilidade dos dados da empresa.

Agora que você já sabe quais são os erros de gestão financeira que não podem ser cometidos na sua empresa, veja o que é gestão de mudanças e aprenda como implementar!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta