E-mail na nuvem: 4 situações em que ele fará toda a diferença

Maio 19, 2017

Aquele velho e-mail corporativo típico, que os funcionários só podiam acessar quando estavam no escritório está rapidamente ficando obsoleto.

Com a mobilidade empresarial aumentando cada dia mais, é preciso que o time de uma empresa seja capaz de acessar seus e-mails de qualquer lugar, para permitir respostas ágeis e horários de trabalho mais flexíveis.

É por isso que a migração para serviços de e-mail na nuvem tem sido adotada por mais e mais empresas. Esse modelo não só permite disponibilizar sistemas de mensagens para uma força de trabalho mais flexível e móvel, como também a reduzir custos na empresa.

Abaixo, separamos 4 situações em que o e-mail na nuvem faz a diferença para que você entenda porque deve migrar para esse sistema agora mesmo! Acompanhe:

1. Na hora de escalar a infraestrutura para aumentar a capacidade de armazenamento

Quem nunca precisou fazer uma limpeza no e-mail para liberar espaço que atire a primeira pedra. Principalmente quem lida com alto fluxo de informações diariamente, e com dados pesados, precisa de um servidor robusto que suporte essa carga.

Contudo, em vez de ter que realizar novos investimentos para aumentar a capacidade da infraestrutura sempre que a caixa de e-mail dos funcionários encher, o e-mail na nuvem é facilmente escalável, ou seja, você paga por aquilo que usa.

Se precisar aumentar a capacidade, basta entrar em contato com seu fornecedor e fazer a solicitação de mais espaço.

2. No compartilhamento de arquivos entre a equipe

Empresas que lidam com um alto fluxo de informações também sofrem com a produtividade na troca dessas entre os membros de sua equipe.

O e-mail na nuvem ajuda a melhorar o desempenho dos colaboradores ao permitir a integração da plataforma de mensagens com outros aplicativos em nuvem (como de compartilhamento de arquivos).

Ele também ajuda a integrar a equipe geral, permitindo total acesso a dadas informações por um grupo específico de trabalho, que possa ver e editar documentos em conjunto, em tempo real e de qualquer lugar.

3. Na troca de informações em compromissos externos

Quando falamos “de qualquer lugar”, estamos dizendo que basta um computador conectado à internet para acessar o e-mail e todos os arquivos dele. Eles não mais ficarão instalados somente no computador da empresa ou na pasta de arquivos pessoais de cada usuário.

Isso significa que ao participar de reuniões externas, por exemplo, um colaborador pode utilizar dispositivos móveis, como seu tablet ou smartphone, para acessar o e-mail e passar alguma informação solicitada durante a reunião.

Vale dizer também que o e-mail é automaticamente sincronizado em todos os dispositivos, ou seja, qualquer nova mensagem aparecerá na tela do dispositivo móvel, sem que o e-mail tenha que ser atualizado pelo desktop.

4. Na hora de garantir mais segurança e melhor performance

Os sistemas multicloud se baseiam no uso concomitante de dois ou mais servidores em nuvem com o objetivo de minimizar o risco de perda de dados e o tempo de inatividade de algum serviço devido a uma falha de componente.

Isso não só ajuda a eliminar riscos e garantir mais segurança, como também a aumentar a performance dos sistemas da empresa, inclusive da plataforma de e-mail. O multicloud considera que algumas nuvens podem ser melhores em realizar alguma tarefa específica do que outras e direciona os esforços da rede para cada uma delas de acordo com essas premissas.

Em suma, ao migrar para o e-mail baseado na nuvem, as empresas têm a oportunidade de reduzir os encargos com a manutenção de uma infraestrutura que pode estar obsoleta e de aumentar os limites de armazenamento, pagando somente por aquilo que usar.

Além disso, o e-mail na nuvem facilita o gerenciamento da plataforma de mensagens, liberando seu tempo para trabalhar naquilo que realmente fará o negócio crescer.

Se você se identificou com alguma dessas situações acima, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores para saber como o e-mail na nuvem pode lhe ajudar!

Felipe Moreno

Autor

Felipe Moreno

Solution Sales Specialist - Cloud da SoftwareONE. Trabalha no time de vendas e tem como principal objetivo auxiliar mais de 2.000 empresas a aumentarem a produtividade por meio do das soluções de nuvem do Office 365. Linkedin

Deixa uma resposta