Evolução da TI: o que mudou e o que promete mudar nos próximos anos?

outubro 19, 2017

A evolução da TI pode ser percebida claramente nos dias de hoje. Ela proporciona às médias e pequenas empresas potencial para concorrer de igual para igual com grandes corporações. No entanto, essa evolução ocorreu em um grande período de tempo.

Neste artigo, vamos traçar uma breve linha do tempo sobre como a tecnologia da informação evoluiu até os dias de hoje. Também mostraremos como ela está hoje e o que se espera das tendências futuras da tecnologia nas empresas.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Os anos 90

Foi durante a década de 90 que a Motorola lançou o primeiro celular vendido no Brasil, o Motorola PT-550, dando início a era móvel, que perdura até os dias atuais.

Poucas empresas empregavam a utilização da tecnologia em suas rotinas de trabalho, algo que viria a mudar com o lançamento do Windows 95 e seu Microsoft Office. O uso de disquetes para armazenamento de dados era algo comum. Hoje, é até difícil pensar em um dispositivo com apenas 1.44 MB de capacidade e com 8 polegadas de tamanho.

2005 a 2015

Pulando alguns anos na linha do tempo, chegamos a 2005, quando o uso da TI nas empresas estava sendo consolidado. Um dos principais diferenciais nessa época foi a centralização no usuário.

O pensamento enxuto de como lidar com a TI deu origem ao Lean TI, uma adaptação da filosofia Lean para a tecnologia da informação. Elaé baseada em 5 princípios básicos:

  • agregar valor: definir o que é valor para o cliente interno e externo;
  • identificar o fluxo de valor: saber quais processos geram mais valor para o cliente;
  • garantir o fluxo contínuo: fluidez dos processos evitando desperdícios;
  • demanda puxada: o fluxo produtivo só inicia quando provocado;
  • busca pela perfeição: a empresa foca em melhoria contínua.

Os dias atuais

Atualmente, temos como principais focos da TI a redução de custos, busca por segurança, computação em nuvem e o mercado mobile. Com a crise mundial do setor econômico, manter os custos baixos pode ser a diferença entre sobreviver no mercado ou ter que encerrar as operações.

IBM CloudPowered by Rock Convert

A segurança também é uma preocupação constante na rotina das mais variadas empresas. Para se ter um ideia da importância, recentemente ataques de hackers causaram milhões em prejuízo a empresas como SONY e HBO.

O mercado mobile ,que era tido como tendência já há alguns anos, hoje pode ser considerado uma realidade. As empresas estão buscando seu espaço np já disputado mercado de atuação.

Já a computação em nuvem pode ser citada como uma das tecnologias com foco no auxílio na redução de custos e complexidade para as mais diversas categorias de negócio.

As tendências para o futuro

O futuro da TI está sendo moldado por várias tendências de mercado. Entre elas, podemos citar a necessidade de automação cada vez maior das tarefas, diminuindo a interação humana nos processos. Tal propriedade pode agilizar e otimizar processos minimizando erros por meio da robótica.

O compartilhamento e colaboração entre os demais setores da empresa com a área de TI também é uma tendência para o futuro. Com a dependência cada vez maior das outras áreas da empresa sobre a tecnologia, nada mais natural que a interligação entre elas. Agilidade e flexibilidade são características esperadas nessa evolução futura da TI.

O mundo da tecnologia muda a todo momento e buscar agilidade para acompanhar as mudanças é fundamental.

Como dito, ainda temos muito a esperar sobre a evolução da TI nos próximos anos e contar com uma consultoria em TI pode auxiliar você a ficar de olho nas novas tecnologias. Compartilhe este artigo nas redes sociais e contribua para a disseminação do conhecimento!

 

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta