Fluxo de informações: como manter o sigilo na comunicação?

junho 1, 2017

A evolução da tecnologia trouxe diversos benefícios para os empresários — como a automação de atividades e otimização no fluxo de informações —, mas, com eles, alguns receios: se quase tudo é feito por plataformas e apps, os dados sigilosos ainda estão seguros?

Perder documentos importantes para a concorrência pode ser desastroso para qualquer negócio, então é bom ficar atento para assegurar que nada vaze ou atrapalhe a sua atividade.

Essa segurança deve ser tratada como prioridade. Existem algumas maneiras de fazê-la de forma eficaz e falaremos sobre elas agora.

A tecnologia e o fluxo de informações

Atualmente, a troca de dados se dá de maneira rápida, tanto interna quanto externamente — entre parceiros, em realização de acordos etc. —, mas é preciso resguardar o sigilo corporativo.

Para se proteger contra vazamentos internos e de ameaças como vírus e hackers, é necessário ter um planejamento para superar essas barreiras. Existem processos e plataformas capazes de auxiliá-lo nisso:

Criptografia

A criptografia é uma maneira de proteger o acesso às informações, caso elas sejam interceptadas.

Imagine que ocorra determinado vazamento importante: códigos complexos que só podem ser lidos por meio de uma chave de código ficarão no lugar dos dados legíveis, impedindo sua leitura ou uso. Essa é uma medida capaz de prevenir danos maiores para sua atividade.

O ideal é criptografar e-mails, chats privados e até notas na nuvem, dando mais uma camada de proteção digital no tráfego de informações.

Nuvem

Cloud Computing tem se tornado referência para armazenamento de arquivos e documentos no mercado, tanto pela sua praticidade quanto pela proteção oferecida.

As instalações físicas de servidores e sua segurança são de responsabilidade da empresa prestadora de serviços, então é interessante procurar por uma parceira especializada para auxiliar na migração para nuvem.

A autenticação — composta por login e senha de usuário — permite o monitoramento por meio de um identificador. Assim, o gestor pode acompanhar como os dados estão sendo manuseados pelos colaboradores.

Compliance

O compliance envolve uma série de ações importantes para manter conformidade com a legislação e traçar comportamentos a serem seguidos.

Invista em práticas que orientem o controle do fluxo de informações a curto e a longo prazo. Definir um código de conduta, código de ética e transparência faz com que as ações da sua equipe sejam norteadas da melhor maneira.

treinamento de funcionários garante a preparação para que eles ajam sempre em prol do planejamento desenvolvido pela sua empresa.

Chatbots

Cada vez mais comum, a adoção de chatbots se mostrou uma solução para estabelecer uma aproximação com os clientes da melhor forma: atendimentos mais ágeis, melhor uso do tempo dos colaboradores e mais precisão são alguns dos benefícios.

Contudo, é fundamental se proteger contra usuários mal-intencionados: eles podem dar dados falsos para corromper a inteligência dos chatbots, tendo acesso a questões sigilosas e prejudicando a empresa.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que seja escolhido um sistema bem desenvolvido, capaz de fazer essa distinção entre informações e apontar eventuais inconsistências. A ideia é implementar plataformas para aumentar a segurança. Então, um planejamento prévio é essencial.

Classificação da informação

Outro tema muito importante e de destaque quando falamos em segurança, é entender que o crescimento exponencial dos dados é uma realidade e a complexidade do conhecimento tende aumentar. Logo dificultando a identificação da criticidade, sensibilidade e valor da informação em possível ameaçada.

Conhece-las e desprezar o que realmente não é valioso, traz uma gama de benefícios, pois se manipula-las de forma correta em apoio à tomadas de decisões é crucial para o controle e aumento de segurança, além do não desperdício de investimento e aumento da eficiência das áreas de negócios.

Controle e auditoria de vazamento

Um fatos chave a ser levado em conta na administração de uma empresa é o monitoramento de dados confidenciais.

Vazamentos de informações podem trazer grandes prejuizos, acabando com o planejamento de projetos e entregando estratégias a concorrentes.

Existem soluções que permitem que o usuário monitore seus dados confidenciais em terminais (Windows e Mac), assim como os dados confidenciais baixados, copiados ou transmitidos em dispositivos moveis, e-mail e nuvem.

Classificação de identidade e análise comportamental do usuário e auditoria de acessos

Infelizmente, muitas vezes a ameaça de vazamento de dados sigilosos vem de dentro da própria empresa.

Seja através de um colaborador mal intecionado ou mesmo de um funcionário que se vê vítima de ataques online, é comum que um conjunto precioso de informações acabem sendo compartilhadas ao bel prazer dos concorrentes.

Para coibir uma situação interna que possa prejudicar a empresa, Proporcionamos serviços para prevenções de ameaças internas e ataques cibernéticos em dados importantes através de limitação de acesso a arquivos via credencial, monitoramento de usuários privilegiados e detecção de violações.

Caio Borges

Autor

Caio Borges

Profissional certificado em segurança, disponibilidade e governança da informação. Linkedin

Deixa uma resposta