Gestão de ativos em TI: como ela pode impulsionar resultados?

maio 25, 2017

Quando o assunto é o bom funcionamento de uma empresa, a organização e boa gestão dos seus recursos, sejam eles físicos ou humanos, são tidos como valores determinantes para o sucesso — afinal, saber aproveitar de maneira eficiente tudo que a companhia tem a disposição e reverter em produtividade é altamente positivo.

Tratando-se de tecnologia da informação, a lógica é a mesma: a boa gestão de ativos em TI pode ser determinante na hora de otimizar e impulsionar os resultados da empresa — e é sobre isso que falaremos adiante.

No post de hoje vamos abordar algumas questões que confirmam a relevância da gestão de ativos, mostrando a você alguns dos seus maiores benefícios. Acompanhe:

Gestão de ativos em TI: o que é, afinal?

Em linhas gerais, a gestão de ativos em TI nada mais é do que a união de esforços da empresa no intuito de promover a organização de todo o seu aparato utilizado nas atividades de tecnologia da informação. Em outras palavras, é a gestão dos recursos físicos — como computadores, servidores, impressoras etc. —, recursos humanos, dentre outros empregados na TI.

Como a gestão de ativos em TI pode otimizar os resultados da empresa?

Como se sabe, equipes de TI lidam com uma grande quantidade de equipamentos, programas, sistemas etc. Tudo isso requer altos gastos e investimentos por parte da empresa, a fim de melhorar suas atividades. Porém, isso só é possível se uma boa gestão for feita e esses recursos sejam empregados em quantidade e local adequado.

Esse é um dos motivos que tornam a gestão mencionada tão importante, mas ele não é o único. Existem alguns benefícios que comprovam o poder de otimização da gestão de ativos em TI e que vale a pena conhecer. Vejamos:

1. Manter o controle

Nesse ponto, a gestão de ativos auxilia no mapeamento de recursos e na sua melhor distribuição. Assim,por exemplo, situações como uma sala repleta de equipamentos sem uso não ocorrerão, pois a empresa consegue controlar tudo e sabe exatamente o que possui, onde e quando utilizar.

Além disso, a gestão ainda otimiza o processo de aquisição de equipamentos, visto que fica mais simples identificar o que a organização realmente necessita.

2. Conhecer a realidade da TI da empresa e as demandas de outros setores

A gestão de ativos em TI é uma das formas mais eficientes de analisar a situação do setor dentro da empresa. Isso é fundamental para saber se os profissionais estão utilizando as ferramentas corretas, ou mesmo se a empresa fornece aquilo que necessitam para as suas atividades.

Não bastasse, uma gestão de ativos em dia, permite que a equipe de TI possa se dedicar mais e melhor a suas funções, contribuindo com o restante da empresa, pois os colaboradores terão mais tempo e condições para atender a demandas vindas de outros setores.

3. Facilita a tomada de decisões

Com toda a infraestrutura e recursos humanos bem organizados e mapeados, a tomada de decisões se torna muito mais acertada e ágil. Os gestores, por exemplo, tem um maior controle dos ativos e podem indicar com mais precisão onde eles poderão ser melhor empregados, quais necessitam ser substituídos, o que está em falta etc. Tudo isso facilita o processo decisório e melhora a rotina do setor de TI.

4. Permite um melhor aproveitamento dos recursos

Esse é um desdobramento lógico de uma gestão de ativos de TI bem executada. Ao ser possível conhecer toda a estrutura do setor, mapeando seus equipamentos, dispositivos etc., otimiza-se o aproveitamento deles. Assim, evita-se o desperdício de dinheiro com a aquisição de novos insumos e contratação de pessoal, por exemplo.

5. Aumenta a eficiência nas operações gerando um vantagem competitiva

A gestão de ativos em TI, quando realizada de maneira correta e alinhada aos objetivos da corporação, ajuda a tornar os seus processos muito mais eficientes. Isso, sem dúvida, gera uma grande vantagem competitiva frente a outras empresas que negligenciam a importância dessa medida.

Gostou do post? Quer ficar por dentro desses e de outros assuntos relacionados? Assine a nossa newsletter e receba nossas novidades direto no seu e-mail!

Quer saber como inovar ainda mais em sua empresa? Confira nosso infográfico clicando abaixo!

Luis Pinto

Autor

Luis Pinto

Com 20 anos de experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais na área de Tecnologia de Informação, Luis é responsável pela gestão da equipe de TI de toda a América Latina na SoftwareONE. Linkedin

Deixa uma resposta