Gestão de portfólio de software: o que é e como ajuda a sua empresa a reduzir custos?

outubro 16, 2017

A gestão de portfólio de software tem um papel decisivo no sucesso de uma empresa, já que representa a habilidade dela em realizar as suas entregas. Infelizmente, ainda é muito comum ver casos em que esse aspecto é negligenciado e, assim, a qualidade dos produtos sofre por tabela.

O intuito da gestão de portfólio de software é ajudar a equipe a atingir os seus objetivos, que devem estar sempre alinhados à estratégia da empresa e respeitar suas diretrizes orçamentárias e de produtividade. Trata-se de um mecanismo para garantir a redução de custos e aumento da eficácia dos processos, algo tão importante em todos os segmentos.

A sua estrutura de software está preparada para lidar com os desafios do mundo atual? Ficará cada vez mais difícil atingir as suas metas e atuar de maneira competitiva se a sua gestão de TI deixa a desejar. Felizmente, existem soluções que podem ser contratadas a fim de reverter esse quadro.

Se você quer saber como a gestão de portfólio de software pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado, acompanhe nosso post!

O que é a gestão de portfólio de software?

A gestão de portfólio de software é uma metodologia que abrange os três pilares essenciais para a otimização do ciclo de vida de um software. Eles abrangem todos os elementos importantes relacionados a esse tipo de solução. São eles: recursos tecnológicos, aspectos comerciais e conformidade com o negócio da empresa.

Na prática, a gestão de portfólio gerencia os programas que são estratégicos para a empresa, justificando os custos, medindo os benefícios financeiros e avaliando a viabilidade de novos investimentos. É necessário ter essas ideias em mente ao decidir pela contratação de uma solução de gestão de portfólio de software.

A aplicação dessa metodologia garante um melhor conhecimento das necessidades da organização e assegura maior eficiência na escolha e gestão do suporte lógico à corporação.

Com a gestão de portfólio, a empresa tem a possibilidade de realizar uma administração mais proativa desses recursos, seja das aplicações gerenciais ou das ferramentas de uso administrativo que auxiliam os colaboradores nas atividades operacionais.

Uma gestão de portfólio bem realizada permite alcançar diversos benefícios, como:

  • redução de custos e melhores investimentos em sistemas operacionais;
  • diminuição dos riscos de aquisição e de uso desses utilitários;
  • aumento de produtividade e otimização de processos;
  • maior qualidade nos produtos e serviços entregues ao consumidor final.

Como a gestão de portfólio de software otimizada é capaz de reduzir custos?

A redução de custos é uma tarefa bastante desafiadora para as organizações. No entanto, com a aquisição e a gestão de software, bem como com o uso das ferramentas corretas, isso se torna uma missão um pouco mais fácil.

Para isso, é preciso considerar cuidadosamente quais são as necessidades da sua empresa e as opções disponíveis no mercado. O ideal é optar por aquela que melhor se encaixa à sua demanda, senão trata-se de um gasto desnecessário que pode gerar outras despesas.

A gestão de portfólio permite reduzir custos de maneira eficiente, fazendo o correto gerenciamento dos programas. Isso pode ser feito por meio de ações, como:

  • controlar e, se possível, evitar despesas operacionais com o software;
  • otimizar os licenciamentos, remodelando-os conforme a necessidade da empresa;
  • identificar recursos disponíveis e realocá-los em outros processos;
  • atualizar as aplicações para acompanharem as evoluções tecnológicas.

A gestão de portfólio não se limita à redução de custos, mas também garante economia no momento da negociação de novas licenças. Isso faz com que a empresa consiga identificar as ocorrências e contratar o cenário ideal de licenciamento, considerada a demanda.

Uma boa gestão de portfólio ajuda a empresa no relacionamento e nas negociações com os fornecedores de software e de serviços, como os serviços de nuvem.

Ao aplicar essa estratégia corretamente, você terá informações mais concretas sobre as suas necessidades, e poderá identificar e eliminar custos desnecessários no momento de fechar novos negócios e parcerias.

Como fazer uma gestão de portfólio de software otimizada?

Organize todos os seus projetos e softwares

Para que seja possível realizar uma boa gestão de portfólio de software, primeiramente você tem que acumular o máximo de dados a respeito deles.

Reúna todos em uma lista unificada para, depois, começar a selecionar os projetos que melhor se encaixam na sua estratégia e no seu orçamento.

Otimize a sua alocação de recursos

O segundo passo que deve ser seguido envolve planejar e priorizar adequadamente a alocação dos recursos dos seus projetos, tanto humanos quanto financeiros.

Essas decisões precisam estar alinhadas aos objetivos da empresa e, claro, ao orçamento disponível.

Desenvolva os projetos com as lideranças certas

O gestor responsável pode ser decisivo para o sucesso (ou o fracasso) de um projeto. São profissionais que precisam ser muito bem escolhidos para que todas as etapas transcorram dentro do esperado.

Portanto, dê aos seus gerentes de projetos as ferramentas que necessitam para delegar as tarefas corretamente e atingir seus objetivos.

Adote metodologias produtivas

A utilização de uma metodologia de desenvolvimento de projetos ajudará você e a sua equipe a priorizarem adequadamente a gestão de portfólio de software para que seja possível aprimorar os seus resultados e entregas.

Vale a pena contar com a ajuda de uma ferramenta para auxiliar no monitoramento das etapas e tarefas.

O que fazer em seguida?

A gestão de portfólio de software é de extrema importância na estratégia das empresas que querem aumentar a sua competitividade no mercado e impulsionar o seu crescimento de forma sustentável.

No cenário atual, uma boa estrutura de tecnologia já se tornou algo básico para a maioria das empresas, então, é necessário atuar de maneira altamente estratégica para se manter competitivo.

Otimize os seus gastos com software e mantenha a qualidade das suas entregas ao contratar uma solução de gestão de portfólio de software.

Trata-se de algo que garantirá a rentabilidade dos seus investimentos em TI, ao mesmo tempo em que oferece a estrutura adequada para você inovar cada vez mais.

Restou alguma dúvida sobre gestão de portfólio de software? Então, deixe a sua pergunta no campo de comentários.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta