Gestão de portfólio de software: o que é e como ajuda a sua empresa a reduzir custos?

outubro 16, 2017

No mundo contemporâneo, onde a tecnologia tem evoluído rapidamente, tomar decisões estratégicas, que contribuem para a redução de custos, tem se tornado cada vez mais difícil para as organizações. Nesse cenário, a gestão de portfólio de software se mostra como uma importante aliada, garantindo que os investimentos em TI estejam alinhados com a demanda da empresa.

Se você quer saber como a gestão de portfólio de software pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado, acompanhe nosso post!

O que é gestão de portfólio de software?

A gestão de portfólio de software é uma metodologia que abrange os três pilares essenciais para a otimização do ciclo de vida de um software, sendo: recursos tecnológicos, aspectos comerciais e conformidade com o negócio da empresa.

Na prática, a gestão de portfólio gerencia os programas que são estratégicos para a empresa, justificando os custos, medindo os benefícios financeiros e avaliando a viabilidade de novos investimentos.

A aplicação dessa metodologia garante um melhor conhecimento das necessidades da organização e assegura maior eficiência na escolha e gestão do suporte lógico à empresa.

Com a gestão de portfólio, a empresa tem a possibilidade de realizar uma gestão mais proativa desses recursos, seja das aplicações gerenciais ou das ferramentas de uso administrativo, que auxiliam os colaboradores nas atividades operacionais.

Uma gestão de portfólio bem realizada permite alcançar diversos benefícios, como:

  • redução de custos e melhores investimentos em sistemas operacionais;

  • diminuição dos riscos de aquisição e de uso desses utilitários;

  • aumento de produtividade e otimização de processos;

  • maior qualidade nos produtos e serviços entregues ao consumidor final.

Como reduzir custos aplicando a gestão de portfólio de software?

Sabemos que reduzir custos é uma tarefa difícil para as organizações, porém, com aquisição e gestão de software, se torna uma tarefa um pouco mais fácil se utilizarmos as ferramentas corretas.

A gestão de portfólio permite reduzir custos de maneira eficiente fazendo o correto gerenciamento dos programas, através de ações como:

  • controlar e, se possível, evitar despesas operacionais com o software;

  • otimizar os licenciamentos, remodelando-os conforme a necessidade da empresa;

  • identificar recursos disponíveis e realocá-los em outros processos;

  • atualizar as aplicações para acompanharem as evoluções tecnológicas.

A gestão de portfólio não se limita à redução de custos, mas também garante economia no momento da negociação de novas licenças, o que faz com que a empresa identifique e contrate o cenário ideal de licenciamento, considerada a demanda.

Uma boa gestão de portfólio ajuda a empresa no relacionamento e nas negociações com os fornecedores de software e de serviços, como os serviços de nuvem. Ao aplicar a gestão de portfólio corretamente, a empresa terá informações mais concretas sobre suas necessidades, e poderá identificar e eliminar custos desnecessários no momento de fechar novos negócios e parcerias.

A gestão de portfólio de software é de extrema importância na estratégia das empresas que querem aumentar sua competitividade no mercado e impulsionar seu crescimento de forma sustentável.

Quer saber como aplicar a gestão de portfólio de software na sua empresa? Entre em contato conosco!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta