IIoT, conheça este novo conceito depois da Internet da Coisas

Março 29, 2017

Como vimos anteriormente, a Internet das Coisas (IoT) vem revolucionando nossas formas de interagir com o mundo. A IoT possibilita a transferência de dados e informações para uma plataforma de compartilhamento em nuvem através de dispositivos de nosso uso cotidiano e, assim, automatiza procedimentos. Esse efeito catalizador da Transformação Digital reflete em diversos âmbitos de nossas vidas, seja no quesito privado ou empresarial.

Exemplo disto é o conceito Industrial Internet of Things (IIoT), basicamente, uma Internet Industrial das Coisas. Ou seja, o conceito IoT aplicado a um contexto de “chão de fábrica”. Otimizando operações em grande escala e permitindo um acompanhamento aprimorado da produção industrial.

Aprofundando

A IIoT incorpora soluções tecnológicas de machine learning e big data, fazendo usufruto de tecnologias de automação que existem em parques industriais. A ideia básica por trás da IIoT é a aplicação de máquinas inteligentes em tarefas relacionadas à coleta e difusão de dados.

Os dados coletados permitem que as companhias averiguem os pontos de ineficiências da produção com agilidade, evitando prejuízos de tempo e investimentos e prestando suporte aos esforços de planejamento do negócio.

Os benefícios que a IIoT traz a um complexo industrial são incontáveis: controle de quantidade e de eficiência, levantamento de práticas sustentáveis e controle de suprimentos, por exemplo, são efeitos quase imediatos à sua aplicação.

Benefícios a médio prazo

Parte de um processo de transformação digital aplicado a nível internacional, a IIoT transformará companhias no mundo inteiro, fomentando crescimento econômico e competitividade. A intersecção de mão-de-obra especializada, dados aprimorados e máquinas inteligentes proporciona um grande impacto na produtividade, eficiência e operacionalização das industrias.

Ao impulsionar a conectividade, eficiência, escalabilidade, reduzir o tempo e o gasto envolvidos nas operações, a IIoT já vem trazendo grandes benefícios a organizações industriais. Sua aplicação permite, por exemplo: manutenção preditiva, otimização de procedimentos de segurança, além de conectar todos os empregados, dados e processos, desde o “chão de fábrica” até os acionistas. A visão completa e acurada das atividades e resultados proporcionados pela IIoT é uma fonte de informações preciosas para a tomada de decisões corporativas.

Não fique para trás

Para realizar uma transição completa para um posicionamento IIoT, uma empresa deve fundamentalmente transformar sua estratégia e cultura organizacional. Quanto mais cedo uma empresa realizar este procedimento, mas chances ela tem de ocuparem posições de destaque em suas áreas de atuação. Uma coisa é certa: quem insistir em deixar para depois irá penar para alcançar seus concorrentes em um futuro próximo!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta