Implementação de CRM e ERP: confira as melhores práticas

setembro 13, 2017

O uso das ferramentas CRM (Customer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resourse Planning), que em português são conhecidas como: Gestão de Relacionamento com o Cliente e Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é fundamental para que uma empresa cresça e se desenvolva no mercado.

Esses programas visam eliminar processos manuais, otimizar a empresa e aperfeiçoar o atendimento prestado ao cliente, além de facilitarem consideravelmente o controle e a gestão do negócio.

Obviamente, aderir essas plataformas não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário, carece de muito estudo dos gerentes e envolvimento de toda a equipe. Somente dessa forma a implementação será bem concluída, todos os funcionários saberão como utilizar as plataformas e a empresa obterá os resultados esperados.

Para ajudá-lo no processo de implementação de CRM e ERP, separamos neste post as melhores práticas que não podem deixar de serem seguidas pelos gerentes e gestores. Confira!

Conheça as demandas e necessidades da empresa

Antes de qualquer coisa, os gerentes precisam saber quais são as demandas da empresa que precisam ser atendidas com o uso dos sistemas. Em outras palavras, é preciso definir quais são suas funções e quais tarefas precisam desempenhar na empresa.

Essa etapa é fundamental para a implementação de CRM e ERP, além de ser crucial para o sucesso das plataformas na empresa. Por isso, é muito importante que os gerentes estudem e reúnam com o time para decidir o que os sistemas devem fazer e como será o processo de implementação.

Invista no planejamento

O planejamento da implantação dos sistemas envolve e a preparação para a instalação. Deve-se estudar qual é o melhor momento para instalação do CRM e do ERP, garantindo que a ela seja realizada no menor tempo possível e que não impacte a operação da empresa.

O planejamento deve considerar todas as etapas necessárias para que os sistemas sejam instalados e possam ser, de fato, integrados à rotina da empresa. Essas etapas incluem desde o levantamento das demandas a serem supridas, a escolha dos programas, até os testes que devem ser desempenhados antes que os programas estejam totalmente liberados para o uso na empresa.

Escolha o sistema certo

A escolha dos sistemas é, provavelmente, a etapa mais difícil na hora de implementar um CRM e um ERP. Essa escolha deve ser feita com muita atenção pelos gestores, para evitar problemas no futuro. Existem diversos pontos que devem ser considerados no momento da escolha. Entre eles, é possível citar:

  • Possibilidade de customização do sistema: é fundamental que os sistemas escolhidos permita a personalização, somente assim as plataformas poderão atender a empresa e proporcionar os resultados esperados.
  • Permitir integração: todas as empresas utilizam diversos programas e planilhas. Portanto, os sistemas CRM e ERP devem permitir a integração com outras plataformas.
  • Confiabilidade: os gerentes não podem deixar de atentarem-se à confiabilidade dos sistemas. É preciso lembrar-se que um sistema de baixa segurança pode fazer com que dados confidenciais vazem e prejudiquem a empresa.
  • Suporte do fornecedor: eventualmente, falhas e problemas podem ocorrer. Por isso, ao escolher um software, é imprescindível que os gerentes levem em consideração o pós-vendas e o suporte prestado.

Todos esses cuidados serão fundamentais para a escolha dos sistemas, garantindo o uso eficaz e os resultados esperados.

Prepare o seu time

Por último, para implementar os sistemas é imprescindível que todos os funcionários envolvidos estejam devidamente familiarizados e treinados com os sistemas CRM e ERP. Somente assim a empresa poderá utilizar todo o potencial das plataformas e garantir que todas as tarefas e processos sejam executados da forma correta.

Aprendeu quais são as melhores práticas que devem ser seguidas para a implementação de CRM e ERP? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, pois teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Cleyton Leal

Autor

Cleyton Leal

Atuo como especialista de aplicações corporativas com o foco na América Latina Implementando, suportando e gerenciando novas demandas, projetos, processos sistêmicos e suas aplicações.

Uma Resposta

  1. Edson Carvalho disse:

    Meus parabéns pelo trabalho…

    Será de quando ajuda quando da implantação em nossa empresa…

Deixa uma resposta