Infraestrutura do setor de TI: como planejar a atualização dos equipamentos?

agosto 15, 2017

A infraestrutura do setor de TI deve ser atualizada regularmente. Em busca de maior performance, aplicações mais inovadoras e melhorias no ambiente de trabalho, mudanças devem ser feitas para manter os dispositivos e sistemas internos modernos e alinhado com as mudanças do mercado.

Mas qual a melhor maneira de investir em melhorias na infraestrutura de TI? Confira, no nosso post de hoje, alguns procedimentos que podem ser feitos para executar esse processo com qualidade!

1. Faça uma análise dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho utilizados para avaliar a performance da infraestrutura de TI possuem um papel chave para negócios que pretendem ter um setor de tecnologia que atua de forma estratégica.

Eles permitem que os profissionais da área tenham uma visão abrangente sobre todos os equipamentos e a maneira como eles se comportam em diferentes situações.

E as métricas podem ser utilizadas para rotinas que vão além da otimização de recursos. Avaliando quais são os dispositivos mais sobrecarregados, o gestor identificará quais são os pontos que precisam de melhorias. Assim, a atualização de sistemas e dispositivos pode ser feita evitando equipamentos que não estão no fim de sua vida útil.

2. Entenda as metas do negócio de médio e longo prazo

O setor de TI possui um papel estratégico para a empresa a partir do momento em que as suas metas estão alinhadas com os objetivos do resto do negócio. Portanto, para que os investimentos na infraestrutura de TI do empreendimento sejam mais eficazes, a área sempre deve conhecer o que todos os outros setores buscam a médio e longo prazo.

Mantenha um canal de comunicação ativo com outros times para conhecer as suas metas. Trabalhando lado a lado, o setor de TI poderá fazer mudanças na infraestrutura da área que tornem o ambiente de trabalho mais eficaz e proporcionem maior competitividade para todas as equipes. 

3. Verifique as novas tendências do mercado

As mudanças na infraestrutura do setor de TI devem ser sempre feitas a partir de uma análise das principais tendências do mercado. Sem que isso seja feito, o gestor pode ter problemas para encontrar novidades capazes de gerar um real impacto no ambiente corporativo, melhorando indicadores internos e criando mais retorno a médio e longo prazo.

Mantenha-se sempre informado sobre as novas ferramentas tecnológicas e tendências da área, como a Internet das Coisas, o Big Data e a computação na nuvem. Dessa forma, será mais fácil identificar produtos que possam ser integrados à infraestrutura do setor de TI para agregar valor à área e aos serviços do negócio.

4. Verifique o retorno sobre cada investimento

Um dos pontos mais importantes na hora de realizar um investimento em tecnologia é a análise dos retornos que serão obtidos com cada aplicação ou novo dispositivo adquirido pelo negócio.

Para evitar a compra de uma solução com baixo custo-benefício, a companhia precisa identificar quais são as opções que são capazes de gerar os melhores resultados a médio e longo prazo.

A identificação do retorno sobre o investimento deve ser feita considerando diferentes fatores. O gestor precisa avaliar como uma nova ferramenta melhora índices de produtividade, elimina gargalos operacionais, torna a rotina mais flexível e reduz custos.

Em outras palavras, ao avaliar a viabilidade de um investimento, é necessário verificar como ele impactará nos lucros do negócio.

Gostou do nosso post e quer receber dicas para manter a infraestrutura do setor de TI sempre eficaz? Então assine a nossa newsletter!
    

Luis Pinto

Autor

Luis Pinto

Com 20 anos de experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais na área de Tecnologia de Informação, Luis é responsável pela gestão da equipe de TI de toda a América Latina na SoftwareONE. Linkedin

Deixa uma resposta