Licenciamento IBM: Utilizando licenças PVU em Nuvens Públicas

fevereiro 23, 2017

Licenciar software IBM na métrica PVU (Processor Value Unit) é um tema que sempre levanta dúvidas em nossos clientes, principalmente se o produto for utilizado em ambiente virtualizado na modalidade de subcapacidade.

Com cada vez mais ofertas de nuvens públicas e vantagens financeiras agressivas dos principais players do mercado, será que é possível levar workloads de produtos IBM da nuvem privada para a pública?

Sim, é possível! Para Nuvens Publicas Elegíveis (EPC – Elegible Public Clouds), a IBM possui uma tabela de PVUs por vCPU ou vcore, conforme oferta das EPC.

Fonte: http://www-01.ibm.com/software/passportadvantage/eligible_public_cloud_BYOSL_policy.html#eligiblesoftware

As regras de conformidade não se alteram e o cliente ainda precisa cumprir os termos de subcapacidade e uso de ferramentas elegíveis para mensurar o uso de PVUs por produto. Ajustes técnicos são necessários para garantir a conformidade e evitar penalidades em casos de auditoria.

Se você gostaria de uma rápida consulta para discutir sua estratégia IBM, clique no banner abaixo e preencha o seguinte formulário para um especialista IBM SoftwareONE chegar até você.

dfcf191f-78af-45cf-a235-9cebd32a8389

Yuri Moreno Saboya

Autor

Yuri Moreno Saboya

Yuri tem mais de dez anos de experiência profissional, sendo os últimos cinco anos trabalhando com consultoria e riscos de TI (governança de TI, a conformidade de licença de software, auditoria de ativos de software) e atua como especialista em licenciamento IBM na SoftwareONE Brasil. Linkedin

Deixa uma resposta