O perfil do gestor de TI: Técnico ou Administrador?

Janeiro 10, 2018

Qual é o perfil ideal para um gestor de TI: técnico ou administrativo? Essa é uma dúvida comum nas empresas da área, sobretudo pela falta de preparo que esse tipo de profissional recebe nas universidades, no que se refere às questões administrativas.

No entanto, é preciso que as empresas e profissionais entendam que o gestor de TI tem um cargo administrativo, exercendo a liderança de uma equipe e, consequentemente, tendo que agir como um administrador.

Também é necessário que o gestor tenha muito conhecimento técnico na área, sabendo esclarecer dúvidas de seu time e questões técnicas do trabalho. Deve, ainda, apresentar um perfil técnico e de administrador, mesclando as duas áreas para que consiga desempenhar o seu trabalho como um todo.

Para que você saiba mais sobre o papel do gestor de TI nas empresas, continue conosco e veja algumas de suas atribuições!

Escolha de projetos de informática

O gestor de TI é o responsável pela escolha dos projetos de informática em uma empresa, levando em consideração a infraestrutura existente. Nesse caso, é importante que o profissional coloque em prática todo o seu conhecimento técnico na área.

Com base no entendimento dos conceitos das atividades de TI, o gerente deve pensar em soluções que são ideais para a empresa, otimizando o trabalho de todos e antecipando a resolução de problemas que envolvam a informática.

Gerenciamento de projetos

Em uma empresa que conta com um grande setor de TI ou que trabalha exclusivamente com essa atividade, é comum que existam vários trabalhos em andamento. Nesse caso, cabe ao gestor de TI fazer o gerenciamento de projetos.

É o gestor de TI quem deve identificar qual profissional de seu time tem mais habilidades para cada função específica, bem como fazer a distribuição das atividades, controlar o andamento do projeto e acompanhar os resultados.

Na atividade de gerenciamento de projetos, vemos claramente as duas atribuições do gerente de TI, ou seja, o lado técnico e o lado administrativo.

Motivação dos colaboradores

Em qualquer departamento de uma organização, é preciso que o líder tenha um papel motivacional e, na área de TI, isso não é diferente. Portanto, recomenda-se que o profissional que desempenha esse papel tenha um perfil que saiba engajar os colaboradores.

O gestor de TI deve coordenar o time com maestria, sabendo definir metas, acompanhar resultados e motivar o seu time de liderados a dar o melhor de si para, assim, alcançar os objetivos da empresa.

Solução de problemas

A solução de problemas está presente no dia a dia do gestor de TI em diversas situações, tanto na área técnica quanto na área administrativa.

No que se refere à técnica, os problemas podem englobar códigos de programação, licença de software, problemas com equipamentos e tudo o que envolve solucionar questões de informática dos sistemas da empresa.

Já na parte administrativa e gerencial, os problemas podem envolver conflitos entre os colaboradores, capacitação de funcionários, controle de faltas do pessoal, falta de motivação da equipe, e outros que também são de responsabilidade do líder do setor.

Agora que você já sabe que o gestor de TI precisa ter duas facetas, consegue se identificar como um profissional apto para essa atividade?

Conte para a gente nos comentários! O seu depoimento poderá contribuir para que outros leitores entendam como funciona, na prática, essa atividade.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta