Provedores de Serviço e Licenciamento IBM: qual é o melhor modelo de contrato?

Março 2, 2017

Os grandes players de software possuem modalidades diferentes de contrato para atender demandas diferentes. Para o mercado de provedores de serviços de TI, a Microsoft possui o SPLA e a vmWare possui o VSPP. E a IBM, como atua?

A IBM possui um aditivo aos seus contratos Passport Advantage chamado de Attachment for Service Providers, o qual permite que provedores de serviço de TI que utilizam licenças de software IBM para atender a demandas de valor agregado a seus clientes finais possam adquirir licenças a preços mais competitivos.

Mas ao contrário dos outros players, a IBM não cobra no modelo mensal de consumo. As licenças são perpetuas e de propriedade do provedor de serviço, e a responsabilidade de conformidade e de suporte e subscrição de software também são do provedor de serviços. Porém as licenças podem ser realocadas para diferentes clientes finais, desde que o provedor de serviços possua quantidades suficientes de licenças para atender a demanda total.

E como funciona?

Provedores de serviço de TI que utilizem softwares IBM de forma que agregam valor além do valor intrínseco do software IBM e utilizam estes softwares somente para atender os seus clientes finais, são elegíveis ao aditivo de contrato. É necessário obter aprovação da IBM Software Group Worldwide Channels Operations.

Se você se enquadra no perfil acima e gostaria de obter mais informações de como obter as vantagens comerciais do Attachment for Service Providers, e como se manter em conformidade com o seu licenciamento de softwares IBM, clique no banner abaixo e preencha o seguinte formulário para um especialista  IBM SoftwareONE chegar até você!

dfcf191f-78af-45cf-a235-9cebd32a8389

Yuri Moreno Saboya

Autor

Yuri Moreno Saboya

Yuri tem mais de dez anos de experiência profissional, sendo os últimos cinco anos trabalhando com consultoria e riscos de TI (governança de TI, a conformidade de licença de software, auditoria de ativos de software) e atua como especialista em licenciamento IBM na SoftwareONE Brasil. Linkedin

Deixa uma resposta