Uma discussão honesta sobre a IBM License Metric Tool (ILMT)

setembro 2, 2016

Vamos ser honestos sobre algo: a IBM License Metric Tool (ILMT) tem obtido uma reputação muito ruim ao longo dos últimos anos. Parte desta má reputação é merecida por conta da dificuldade de instalar e gerir a ferramenta, especialmente as versões anteriores. Muitos clientes dizem que, “só executam a ILMT porque a IBM nos obriga.”
Agora que a instalação não é mais o problema, vamos olhar para o valor fornecido pela ILMT. O valor desta ferramenta pode ser visto tanto em relação aos descontos quanto a visibilidade em implantações de software.

Descontos IBM? Quais descontos?

Software IBM baseado em PVU/RVU sempre foi licenciado, por padrão, na capacidade total física do servidor no qual ele está instalado. Não é provável  que isso mude. No entanto, a IBM oferece desconto significativo para software executado em ambientes particionados e virtuais. A única ressalva é, você tem que utilizar a ILMT.

Utilizando a ILMT e licenciamento na capacidade de um servidor virtual ou um sub-conjunto particionado de um servidor físico pode equivaler a economias significativas. Há muitos casos de clientes que reduzem seus custos em milhares ou milhões de dólares, que é bastante generoso, considerando tudo o que você precisa fazer é executar a ferramenta.

Por outro lado, se você não estiver executando a ferramenta e, você for auditado, recebendo uma conta para o delta entre subcapacidade e capacidade total vai sentir muito mais como uma penalidade. Não importa como você olha para o licenciamento, se você não estiver executando a ferramenta, então, você só tem direito a licenciar seu software em capacidade total.

Por que a IBM License Metric Tool (ILMT) é tão importante?

A ferramenta pode ajudar os clientes honestos permanecerem honestos. Em ambientes de TI dinâmicos e virtualizados de hoje, as mudanças acontecem com frequência, em tempo real, e muitas vezes de uma forma automatizada. Sem uma ferramenta como ILMT, nenhuma equipe de TI seria capaz de monitorar e medir o uso real do software em um ambiente complexo. Os requisitos de licenciamento em um momento particular do tempo não têm garantia de permanecerem o mesmo após alguns minutos, muito menos amanhã ou na próxima semana.

Transformando dados em sabedoria

Como Russell Ackoff descreve, “Uma grama de informação vale um kilo de dados. Uma grama de conhecimento vale um kilo de informações. Uma grama da sabedoria vale kilo de conhecimento “1. Então, como vamos passar de dados para a sabedoria quando se trata de ILMT?

A ILMT é uma ferramenta que fornece dados. Se gerenciarmos a ferramenta, analisar os dados e realizar a agregação (bundling) de produtos, estamos no caminho para a obtenção de informações. A partir desta informação, podemos criar conhecimento por meio da análise da informação e aplicação das regras de licenciamento de software da IBM. Como o passar do tempo esses conhecimentos  e informações  nos dão sabedoria e verdadeira compreensão sobre o nosso licenciamento de software IBM e uso – e, finalmente, levar a otimização do investimento em IBM.

Gostaria de saber mais sobre como ILMT pode transformar seus dados em sabedoria?

softwareone2016-04-04_3

Yuri Moreno Saboya

Autor

Yuri Moreno Saboya

Yuri tem mais de dez anos de experiência profissional, sendo os últimos cinco anos trabalhando com consultoria e riscos de TI (governança de TI, a conformidade de licença de software, auditoria de ativos de software) e atua como especialista em licenciamento IBM na SoftwareONE Brasil. Linkedin

Deixa uma resposta