VMware Cloud e AWS: parceria por inovação

dezembro 14, 2016

Durante um longo tempo a tendência de virtualização de servidores em uma ambiente on-premise ajudou muitas empresas a aumentar sua eficiência operacional e extrair o máximo possível de valor de seus datacenters. Ao longo desse caminho, as empresas adquiriram uma experiência substancial na arquitetura e operacão desse ambiente, mas neste momento lutam para combinar a economia da nuvem pública com o ritmo de inovações da AWS.

Por essa razão, muitas empresas estão cogitando utilizar a nuvem AWS como solução para várias demandas, seduzidos pela estrutura de distribuição global e um rico conjunto de serviços, flexibilidade e modelo de pagamento “pago pelo uso”.

Vmware + AWS = Vitória

A AWS está trabalhando diretamente com a VMware com o intuito de entregar o Vmware Cloud sobre a plataforma da AWS e dessa forma oferecer os benefícios da nuvem AWS enquanto aproveitam os investimentos já realizados com a infraestrutura VMware.

Esta nova oferta é um ambiente VMware nativo totalmente gerenciado na nuvem AWS, que pode ser acessado sob demanda ou em forma de assinatura. Ela inclui as mesmas tecnologias VMware que os clientes executam em seus data centers, incluindo o vSphere Hypervisor (ESXi), a SAN virtual (vSAN) e a plataforma de virtualização de rede NSX e foi projetado para fornecer uma experiência limpa e transparente.

O VMware Cloud na AWS é executado diretamente no hardware físico, enquanto ainda tira proveito de uma série de recursos de rede e hardware projetados para oferecer suporte ao modelo “security-first”. Isso permite que a VMware execute seu ambiente virtualizado na infraestrutura AWS sem precisar usar a virtualização sobre um ambiente já virtualizado.

Tudo o que você e sua equipe sabe sobre ESXi, vSAN e NSX permanecem relevantes e valiosos. Você será capaz de gerenciar todo o seu ambiente VMware (no local e AWS) usando sua cópia existente do vCenter, juntamente com ferramentas e scripts que fazem uso das APIs do vCenter.

Toda a lista de serviços AWS, tais como, computação, armazenamento, banco de dados, analítica, móveis e IoT podem ser acessadas diretamente de seus aplicativos. Como seus aplicativos VMware serão executados nos mesmos data centers que os serviços da AWS, você poderá se beneficiar da conectividade rápida e de baixa latência quando usar esses serviços para aprimorar ou estender seus aplicativos. Você também poderá aproveitar as ferramentas de migração da AWS, tais como, AWS Database Migration Service, AWS Import / Export Snowball e AWS Storage Gateway.

Alternativas

O VMware Cloud na AWS lhe dará muitas opções diferentes em termos de migração, consolidação de data center, modernização e globalização:

No lado da migração, você poderá utilizar o vSphere vMotion para migrar em tempo real VMs individuais, cargas de trabalho ou datacenters inteiros para a AWS com alguns cliques. Caso deseje alto desempenho de conexão, ao migrar componentes individuais, você poderá usar o AWS Direct Connect para configurar uma conexão de rede dedicada entre seu ambiente on-premise para a AWS.

Quando se trata de consolidação de data centers, você pode migrar código e dados para a AWS sem ter que alterar suas práticas operacionais, ferramentas ou políticas existentes.

Quando estiver pronto para se modernizar, você poderá tirar proveito de recursos exclusivos e poderosos como o Amazon Aurora (um banco de dados relacional altamente escalável projetado para ser compatível com o MySQL), Amazon Redshift (um armazém de dados rápido, totalmente gerenciado, petabyte) e muitos outros serviços.

Quando necessitar globalizar seu negócio, você poderá distribuir seus aplicativos em várias regiões AWS com alguns cliques.

Fique ligado e obtenha mais informações acessando o site ofical do VMshare.

Quer saber mais sobre a nuvem? Assista ao nosso vídeo!

Nova chamada à ação

Tiago Vieira

Autor

Tiago Vieira

Profissional da área de TI há mais de 15 anos com foco em infraestrutura de TI. Atualmente atua com foco em soluções de produtividade e infraestrutura em nuvem, tais como, Office 365, Azure e AWS. Linkedin

Deixa uma resposta