5 ferramentas indispensáveis para designers

agosto 4, 2016

Na rotina de trabalho de todo designer, estão presentes algumas ferramentas poderosas, como software, plugins ou mesmo mecanismos online para a criação de desenhos vetoriais, imagens em bitmap e elementos de páginas web.

Conhecer e dominar essas ferramentas é algo indispensável para quem pretende atuar nesse setor de prestação de serviços de maneira profissional e eficiente.

Por isso, no post de hoje, vamos apresentar cinco delas que podem otimizar o trabalho de qualquer designer. Ainda que você tenha familiaridade com algumas, certamente você encontrará algo interessante que ainda não inseriu no seu dia a dia. Todas são importantes inclusive para instituições de ensino que tenham foco em cursos como Design, Publicidade e outros.

Adobe Photoshop

photoshop

Com certeza o editor de imagens mais famoso e utilizado no mundo, o Photoshop é um software indispensável no desenvolvimento de trabalhos de design profissionais. A ferramenta permite fazer as mais variadas correções e edições em fotografias, criação de layouts para páginas web e até mesmo para aplicações mobile.

Por conta de sua qualidade e grande número de usuários, o Photoshop atrai a atenção de desenvolvedores que, a todo momento, criam e disponibilizam plugins que facilitam e agilizam, ainda mais, o uso e as aplicações desse incrível programa.

Adobe Illustrator, uma das melhores ferramentas para designers

illustrator

Quando o assunto é criação de desenhos vetoriais, a ferramenta mais aclamada do mercado é o Illustrator. Com ele é possível produzir ilustrações, desde o esboço até os mais variados níveis de complexidade, com grande desempenho e aplicabilidade diversificada.

Esse é o software ideal para a criação de infográficos, desenhos para animações e quadrinhos, logotipos, ícones e peças de divulgação para web, além de cartazes e banners para impressão gráfica em alta resolução.

Adobe InDesign

 

indesign

Essa é a ferramenta ideal para o trabalho de diagramação de documentos. O InDesign é um software completo para a produção de layouts de jornais, revistas, livros, ebooks, inclusive os que exigem conteúdo interativo. Para aqueles que têm familiaridade com diagramação, o uso do programa é bastantes simples, sendo possível contar com predefinições de publicações que agilizam a produção.

Além de todas essas funcionalidades, o software ganhou notoriedade, também, por permitir a criação de publicações que exigem a produção de muitas páginas, com diversos elementos nas composições e com grande eficiência.

Adobe After Effects

Esse é o software mais famoso para criação de animações gráficas. Ele é extensamente usado para criar efeitos especiais e gráficos com movimentos, em vídeos e produções para web.

Apresenta uma interface semelhante à dos demais editores de vídeos do mercado, o que facilita muito a criação de animações, por exemplo. A possibilidade de trabalhar de maneira prática com elementos em 2D e 3D proporciona resultados impressionantes, até mesmo nos trabalhos mais simples.

O After Effects sem dúvida é um grande aliado dos designers na criação de animações e efeitos visuais deixando ainda mais atrativo materiais como em vinhetas, vídeos promocionais, conteúdo indoor, tv corporativa dentre outros.

Adobe Animate

Se a área do designer é criação de animações para web, esse é um programa essencial em seu dia a dia. O Adobe Animate foi desenvolvido para proporcionar a criação desse tipo de trabalho pensando na divulgação para web. Sendo um ambiente completo de criação, o Animate foi conceituado para proporcionar agilidade e eficiência no desenvolvimento de animações para plataformas digitais.

O software reúne todos os recursos necessários às peças interativas, até mesmo as mais complexas, desde a disponibilização de ferramentas para desenho, até a publicação nas mais variadas plataformas, como Flash/Air, HTML5 e WebGL, em formatos para desktops e dispositivos móveis.

Dominar algumas dessas grandes ferramentas é a garantia da produção de trabalhos de alta qualidade, para os mais variados fins, com agilidade e eficiência.

Você já utiliza alguns desses programas no seu trabalho? Tem mais alguma ferramenta que você considere essencial para designers? Conte sua experiência para nós, deixando o seu comentário aqui embaixo!

softwareone2016-04-04_3

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta