5 ferramentas que tornam a mobilidade empresarial uma realidade

junho 5, 2017

As mudanças trazidas pelas constantes inovações tecnológicas tornaram a mobilidade empresarial uma condição essencial para o crescimento de um negócio.

Tal possibilidade de responder remotamente às inúmeras demandas do cotidiano trouxe maior agilidade e eficiência para as empresas, bem como a redução de custos com deslocamentos, equipamentos de computação e demora na solução de problemas.

Por isso, os gestores precisam encontrar caminhos para se adaptarem à nova realidade, especialmente os responsáveis por pequenos e médios negócios.

Para conhecer 5 ferramentas que vão ajudar você nessa tarefa, continue lendo!

1. Videoconferências

As ferramentas de videoconferência — que, de certa forma, foram o primeiro sinônimo de mobilidade empresarial — atualmente avançam em direção às plataformas mobile, ampliando as possibilidades de acesso remoto.

Isso ocorre porque os programas, que originalmente eram desenhados para o funcionamento em computadores, ganharam sua versão mobile, de modo que hoje facilmente encontramos apps do Skype, Hangout etc.

Nesse sentido, o baixo custo das soluções para smartphone facilitam a implementação da mobilidade em áreas como atendimento ao cliente, reuniões empresariais e treinamento dos colaboradores.

2. Ferramentas baseadas na computação em nuvem

A computação em nuvem tem como fundamento a ideia de tecnologia oferecida como serviço, em vez de produto.

O usuário não precisa mais comprar um pendrive para transportar arquivos, instalar um programa para realizar certas tarefas ou implementar um grande servidor para manter os dados, por exemplo.

Todas essas funções podem ser executadas em plataformas via internet, o que permite aos  colaboradores enfrentarem as demandas da empresa de onde quer que se encontrem.

3. Microsoft Office 365

O Office 365 é uma solução de computação em nuvem que merece uma menção especial. Afinal, os recursos para construção de planilhas, textos, apresentações etc. são peças-chave para executar as tarefas administrativas de qualquer negócio.

Ocorre que, tais funcionalidades agora são oferecidas pela internet, dando mobilidade ao escritório da empresa, uma vez que suas funções poderão ser executadas em qualquer lugar.

E mais! Como o acesso está vinculado a contas de usuário, não existe mais a necessidade de instalar o programa em cada um dos dispositivos em que serão utilizados.

Logo, tal ferramenta contribui significativamente para mobilidade empresarial.

4. E-mail corporativo na nuvem

Mudar o e-mail corporativo para uma solução baseada na computação em nuvem também é uma das ferramentas que aumentam a mobilidade empresarial.

Essa solução facilita a comunicação entre os diversos setores da empresa, principalmente porque as informações se tornam acessíveis até mesmo com o uso de tablets e smartphones.

Sendo assim, as solicitações realizadas por e-mail encontrarão uma resposta mais célere, fato que contribui para uma maior mobilidade e eficiência de gestão.

5. Certificação Digital

A certificação digital permite a assinatura de documentos integralmente por meio eletrônico, o que pode ser utilizado para conceder autorizações, celebrar contratos, validar documentos etc.

Nesse sentido, é possível realizar a própria gestão do negócio remotamente, especialmente para atender a situações emergenciais que, de outra forma, exigiriam a presença do responsável.

Essa ferramenta, aliada às já mencionadas, darão a mobilidade empresarial necessária para que sua empresa esteja adequada às novas exigências, elevando sua competitividade e potencial de crescimento.

Gostou do texto? Caso queira receber outras dicas para otimizar a gestão do seu negócio, siga nossas redes sociais. No FacebookTwitter e LinkedIn, você terá acesso ao nosso conteúdo em primeira mão!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta