5 motivos para ter um bom serviço de backup

agosto 22, 2017

São diversos os tipos de planos B que podem ajudar você a sair de várias enrascadas. Pense, por exemplo, no pneu sobressalente no seu porta-malas. Um serviço de backup tem mais ou menos a mesma função para um bem muito importante, seus dados.

Existem várias razões para ter um. Se na estrada um plano B pode salvar sua viagem – e até sua vida, nas empresas, o backup pode resguardar o seu negócio.

Ainda não está convencido? Então, acompanhe o texto a seguir, pois daremos cinco razões pelas quais empresas precisam de um serviço de backup adequado.

1. Vantagem competitiva

Você sabia que um serviço de backup pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio? Em um evento inoportuno de um desastre generalizado, como os recentes ataques ransomware que aterrorizaram empresas ao redor do mundo, a primeira empresa a recuperar-se dele terá todo os dados necessários, o que pode se tornar uma poderosa ferramenta circunstancial.

Como vamos discutir mais à frente, por outro lado, não ter um plano pode significar que suas portas se fecharão para sempre.

2. Tempo de inatividade fatal

Empresas que sofrem perdas de dados gigantescas correm o risco de nunca se recuperarem. E, sem um serviço de backup adequado, essa empresa pode ser a sua.

Muitas companhias de renome acabam fechando suas portas dentro de dois anos depois de uma grande perda de dados — e não dá para viver acreditando que eles são sempre o resultado de um grande desastre.

As mãos humanas são capazes de destruir um negócio por meio de erros e negligências. Não pense que a mãe natureza e hackers são sempre os grandes responsáveis pela destruição completa dos dados de uma organização.

Simplesmente fazer backup e ter um plano eficaz de recuperação de desastres pode ajudar a mitigar esse tipo de ameaça e fazer do seu negócio um sobrevivente.

3. Recuperação simples com um serviço de backup

As pessoas não são infalíveis e, como já mencionamos, elas cometem erros — e os fazem com bastante frequência. Os e-mails contém vírus e são constantemente abertos por acidente. Arquivos importantes são erroneamente excluídos todos os dias.

Mas não há motivo para temer essas questões se você fizer backups diários dos seus sistemas. Você pode simplesmente restaurar para uma versão anterior a propagação da infecção. Ou recuperar o arquivo de uma hora antes da exclusão.

É muito fácil proteger-se das pequenas coisas e estar preparado, também, para as grandes tragédias com um bom serviço de backup.

4. Falhas de energia e picos são imprevisíveis

Falhas e picos de energia também podem resultar em arquivos destruídos, que podem ser difíceis de recuperar sem um serviço de backup. Ambos podem fritar completamente sua placa-mãe ou disco rígido, tornando difícil (ou impossível) recuperar arquivos destruídos.

5. Laptops podem ser perdidos ou roubados

Ninguém quer acreditar que será vítima de roubo, mas a realidade é que sempre existe a possibilidade de seu PC ou laptop ser levado por um ladrão. Além disso, se você é alguém que tem o hábito de viajar com o computador, há sempre o risco de esquecê-lo para trás. O que você faria se um laptop da empresa desaparecesse completamente?

Com um serviço de backup pode-se ter conforto em saber que todas as informações contidas em seu PC/laptop são facilmente recuperáveis.

Algumas pessoas dizem que não é uma questão de quando seu hardware vai falhar, mas quando. Com o serviço de backup adequado sua empresa está protegida de qualquer imprevisto. Quer um backup e não sabe por onde começar? Descubra como avaliar a infraestrutura de TI da sua empresa

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta