5 vantagens da computação em nuvem para as PMEs

julho 20, 2016

Pequenas e médias empresas têm muito a se beneficiar com a utilização de computação em nuvem. Ela pode reduzir exponencialmente os custos de implementação para novas tecnologias, aumentar a produtividade e flexibilizar o trabalho de sua equipe. Sua PME já utiliza essa tecnologia? Aproveite este artigo para entender melhor como ela funciona e como sua adoção vai transformar seu departamento de TI!

O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem é o termo que usamos para nos referir à utilização da capacidade de hardware (armazenamento e processamento) de terceiros para a realização de tarefas via internet. Você, provavelmente, já utilizou algum serviço de e-mail web, como o Hotmail, Gmail e Outlook. Este tipo de aplicação é uma forma simples de entender o que é a computação em nuvem, já que se trata de um aplicativo executado externamente através de seu navegador.

As mensagens, arquivos e interface são executadas nos servidores da Google e não ocupam espaço em seu computador. Quando você está em um local público ou utiliza uma máquina de terceiros, consegue ter acesso a tudo que está em sua caixa de e-mails, como se estivesse em casa. O mesmo pode ser feito com outros serviços, como editores de imagem e plataformas para criação de documentos.

Os benefícios são muitos e, por isso, essa tecnologia vem sendo usada para otimizar a forma como empresas investem em software e hardware, flexibilizando a capacidade produtiva de acordo com a demanda. Confira, a seguir, algumas vantagens que a utilização destes serviços traz para sua gestão!

Quais as vantagens de se utilizar a computação em nuvem?

Capacidade de armazenamento

Quando falamos de flexibilidade para serviços de computação em nuvem, estamos, geralmente, nos referindo àqueles do tipo IaaS (infraestructure as a service) que se aproximam dos datacenters tradicionais, mas oferecem um potencial de escalabilidade maior.

Usando estes serviços, o cliente paga pelo espaço ocupado e consegue aumentar a capacidade de seus servidores sem precisar investir em um novo hardware. Isso amplia a capacidade de armazenamento e facilita a expansão de seus negócios. Ao perceber um aumento da demanda por espaço, o gestor pode, com alguns cliques, fazer ajustes conforme necessário.

Agilidade

Se a flexibilidade com relação ao armazenamento citada anteriormente ajuda na hora de tornar a resolução de problemas mais veloz, ela também contribui na hora de implementar novas soluções tecnológicas.

Outro dos pontos positivos da computação em nuvem é a utilização de PaaS, ou plataforms as a service. Isso significa que sua empresa tem um ambiente de testes 100% preparado para tirar ideias do papel com velocidade, sem ter de se comprometer com a compra de novos equipamentos. Desenvolver software com agilidade é um dos pontos positivos de usar a nuvem em sua PME.

Segurança

Computação em nuvem não precisa ser motivo para que gestores fiquem inseguros quanto à segurança do armazenamento de seus dados. A maioria destes serviços oferece criptografia avançada e backups automáticos, além de atualizações que vão garantir que seu time está protegido e trabalhando com a tecnologia mais recente.

Redução de Custos

Serviços de computação em nuvem são econômicos, já que o cliente paga por aquilo que usa. Ou seja, em vez de comprar dezenas de licenças para máquinas diferentes e adquirir novos equipamentos cada vez que sua empresa precisa crescer, basta acessar seu painel de controle e inserir novos usuários ou aumentar o espaço demandado. Em vez de pagar por toda uma nova estrutura, você pode investir em outras áreas essenciais para sua organização.

Mobilidade

Acessar a informação armazenada na nuvem será fácil para sua PME, independentemente do equipamento utilizado. Basta ter uma conexão com a internet e os dados de login para realizar as operações contratadas junto a seu provedor.

Agora que você já sabe como a computação em nuvem pode ser útil para qualificar os resultados de sua PME, que tal continuar aprendendo dicas valiosas como esta? Assine a newsletter da SoftwareOne e receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta