Os primeiros 90 dias depois de implementar uma ferramenta de SAM

Maio 11, 2018

Sempre notei que os primeiros 90 dias – ou três meses – depois de começar qualquer coisa nova é quando você realmente começa a encontrar o seu ritmo e encontra sua “nova normalidade”. Seja iniciar um novo trabalho, mudar para uma nova cidade ou começando um novo hobby – você precisa se comprometer com o novo ato, posição ou movimento e garantir que está dando a atenção total necessária para ser bem-sucedido. Começar o caminho do Software Asset Management (SAM) não é diferente.

O CAMINHO DO SUCESSO COM O SAM

A maioria das organizações começa sua jornada de gestão de ativos de software com a implementação de uma ferramenta de SAM para ajudar a automatizar e gerenciar todo o processo, mas é o que acontece após a implementação da ferramenta de SAM que fará ou interromperá uma jornada de SAM bem-sucedida.
Existem três etapas principais para seguir os primeiros 90 dias:

  • Implementação de Ferramentas
    Ferramentas de gestão de ativos de software – não importa qual vendedor seja – não são arrastar e soltar. Sim, a longo prazo, a ferramenta facilita o gerenciamento do ciclo de vida do solftware do SAM, no entanto, é essencial implementar corretamente a implementação inicial para uma estratégia de gerenciamento de ativos de software bem-sucedida. Seus primeiros 90 dias após a implementação da ferramenta ainda são um trabalho em andamento. Os dados da licença são carregados corretamente e a migração para uma empresa normalmente leva em conta a experiência de terceiros.
  • Limpeza de dados
    Como notamos com frequência na SoftwareONE, sua ferramenta é apenas uma peça do seu quebra-cabeça do SAM. Tão importante para o sucesso do gerenciamento de ativos de software é o processo e as pessoas por trás dele. Os dados que você coloca em sua ferramenta e a equipe que você usa para analisar os dados são quase tão importantes quanto a própria ferramenta. Uma das partes mais complicadas de qualquer instalação do SAM são os dados de direitos – quem tem acesso a quais licenças de software de cada editor que você comprou. Combine isso com registros históricos de compra ou com atualizações de licença de software para várias versões ou edições, e isso pode levar a mais de uma década de dados para analisar e garantir a precisão antes de começar a usar a ferramenta. Dedicar um tempo para garantir que seus dados sejam limpos e significativos levará a um ciclo de vida suave do SAM avançando. No entanto, a ferramenta SAM em si não pode resolver esse problema. A limpeza de dados geralmente é um processo manual concluído com uma equipe de analistas experientes que entendem o histórico do editor e os dados e tendências atuais.
  • Educação Continuada
    Dados limpos não são o seu ponto final. No SAM – eu odeio dividir isso para você – raramente há um ponto final. Uma estratégia de ciclo de vida do SAM é o monitoramento e o gerenciamento contínuos de sua propriedade de software para manter o controle sobre conformidade, uso de licença e riscos externos. Além disso, os editores de software quase sempre alteram suas regras de direitos, portanto, assim que a ferramenta estiver em vigor, é necessário também ter a discussão sobre quem continuará a gerenciar o processo geral de SAM. Algumas empresas optam por manter isso internamente, outras terceirizam tudo, enquanto outras adotam uma abordagem híbrida entre as duas. Na SoftwareONE, podemos trabalhar com você em qualquer capacidade, mas recomendamos que você trabalhe com compras, finanças e TI para garantir que essas três equipes em sua própria empresa estejam se comunicando e ajudando a manter a implementação do SAM.

SUA NOVA ROTINA

Agora que sua ferramenta está pronta, seus dados estão limpos e suas equipes estão se comunicando, você pode incluir o SAM fora de sua lista de tarefas, certo? Não tão rápido. Se você fez tudo isso nos primeiros 90 dias, então está definitivamente no caminho certo, no entanto, é importante manter esse novo normal, de modo que a ferramenta SAM possa continuar a executar seu trabalho – monitore e gerencie seus direitos de software. Juntamente com a equipe certa e um conjunto dedicado de processos, seu primeiro trimestre de SAM bem-sucedido se transformará em uma estratégia de sucesso de longo prazo, mas você deve ter as pessoas e os processos certos por trás da ferramenta.

Em nosso próximo webinar on-line, 6 de junho, discutiremos como o SAM agrega valor ao negócio como um todo, os benefícios de uma prática de SAM madura e consistente e o valor da integração do SAM ao ciclo de vida do software e principalmente a sua aplicação no mercado brasileiro. Esperamos que você possa se juntar a nós! INSCREVA-SE AQUI

Tags:

Marcelo Theóphilo

Autor

Marcelo Theóphilo

Marcelo Theóphilo é Head of Services na SoftwareONE desde 2014 e trabalha na indústria de TI há mais de 16 anos. Trabalhando em empresas com foco em processos de reformulação e licenciamento de software, tem ampla experiência em ajudar as organizações a desenvolver contratos de licenciamento de software sustentáveis e a manter um roteiro para melhorar continuamente o processo de Gestão de TI. Linkedin

Deixa uma resposta