A baixa qualidade dos seus dados de aquisição está afetando o investimento em sua ferramenta SAM?

maio 5, 2016

Atualmente, muitas empresas não têm conseguido obter um retorno adequado do investimento em sua ferramenta de Gerenciamento de Ativos de Software (SAM). Um número significativo de horas, recursos e fundos foram aplicados em uma solução corporativa que deveria oferecer relatórios de conformidade de licença automatizados e ajudar a identificar oportunidades de otimização.  E isso é exatamente o que ela deve fazer. Então, o que torna tão difícil criar relatórios precisos?

Investir em uma solução que oferece transparência e automação no gerenciamento, uso e conformidade de licenças de software é considerado hoje uma ação obrigatória das empresas. Controlar manualmente os riscos legais e financeiros do seu software é impossível, devido principalmente à dificuldade de entender métricas, direitos e obrigações diferentes e em constante mudança de cada software que você está usando. Embora o custo total para implantar esta solução não é para os fracos de coração, se planejado e implantado de forma correta, com os processos adequados em operação, você obterá um rápido retorno do investimento enquanto colhe os benefícios que essas ferramentas SAM têm a oferecer.

Implantar uma ferramenta SAM vai além de uma implantação técnica e é nesse ponto que a maioria das empresas fracassa. É preciso fazer – e responder – as perguntas certas:

  • O design da sua solução incorporou os requisitos de integração operacional assim como os técnicos?
  • Como você vai coletar e alimentar seu valioso fluxo de inventário na sua ferramenta SAM – seus dados de compras diários?
  • Você identificou se suas práticas de aquisição garantem que os elementos dos dados que sua ferramenta SAM precisa capturar estão disponíveis?

Uma empresa de gerenciamento de dados de TI líder de mercado analisou recentemente 7.500 ordens de compra de quatro instituições financeiras durante um período de dois anos para entender os problemas com dados que afetam as ordens de compra de software. Todas tinham problemas significativos com variações de nome de produto, erros na entrada de dados, erros de codificação e problemas de transparência com manutenção e licenças. Qualquer um desses problemas afetará os benefícios que o investimento em sua ferramenta SAM deveria lhe dar. Eu auditei pessoalmente um grande número de ordens de compra de nossos clientes e quase todas elas não coletam os elementos necessários que uma ferramenta SAM precisa quando uma transação é executada.

A boa notícia é que isso pode ser corrigido!

O primeiro passo é quantificar o tamanho do seu problema para que a resposta certa possa ser identificada. As opções para resolver os problemas incluem a implementação de soluções alternativas manuais e reativas para introduzir um gerenciamento de materiais rigoroso em suas práticas de aquisição através do uso de inteligência de mercado e integração com plataformas de terceiros. Claro que você pode não fazer nada e manter aquela ferramenta SAM cara que você sabe que não está funcionando como deveria.

Se você acredita que a qualidade dos dados de aquisição da sua empresa está afetando negativamente o investimento feito em sua ferramenta SAM e gostaria de discutir estratégias para amenizar o problema, clique no banner abaixo para entrar em contato com seu gerente de conta da SoftwareONE e otimizar o potencial da sua ferramenta SAM.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta