A Transformação Digital e os desafios dos Diretores de TI e de Compras

July 6, 2017

A ideia de transformação digital não é nova, mas o que é novo é como as organizações estão estruturando o conceito – particularmente o Diretor de TI. Embora ele precise ter uma abordagem tática quando se trata de suas responsabilidades do dia-a-dia – ele também precisa manter uma linha direta com todas as unidades de negócios

para compreender melhor a necessidade da estratégia de tecnologia a longo prazo. Cada unidade de negócio tem suas próprias necessidades de tecnologia e o todo negócio precisa manter-se atualizado no que diz respeito à otimização de seu uso da tecnologia existente, bem como de quais passos dar para investimentos futuros em TI. Hoje, isso começa com a nuvem.

Novos panoramas para Diretores de TI e de Compras

Muitas organizações da atualidade possuem uma boa parte de ferramentas ainda no local. Mas, trabalham para mover parte de seus aplicativos para a nuvem (modelo híbrido), para atender mais eficientemente a própria empresa e clientes. E, ao mesmo tempo, potencialmente cortar custos da infraestrutura de TI existente agregando agilidade. A transformação digital lhe dá essa flexibilidade adicional e permite que você atenda as demandas do cliente (tanto internamente como externamente) mais rapidamente.

De acordo com a recente Pesquisa do CPO da Deloitte Global (2017) em conjunto com o MIT Sloan Management Review –  90% dos executivos acreditam que serão obrigados a lidar com a transformação digital, mas 44% apenas estão prontos para enfrentar isso. Além disso, 71% dos Diretores de Compras (CPOs) analisados sentiram que suas equipes atuais não têm as habilidades para entregar uma estratégia de aquisição neste sentido. Isso representa um enorme aumento desde o último ano, quando apenas 45% dos CPOs sentiram que suas equipes não tinham estas capacidades. Neste meio, incluem-se análise, negociação e apresentação. Este é um indicador de que a relação entre o CPO e o Diretor de TI precisa crescer ainda mais para decisões mais certeiras. Isso irá assegurar que as competências necessárias para enfrentar os desafios de transformação digital estejam sendo atendidas.

Enquanto o Diretor de TI compreende quais aplicativos deve mover para a nuvem, o Diretor de Compras (CPO) tem uma visão mais ampla de todo software e serviços utilizados em toda a organização. Assim, os dois se complementam em suas funções. A consolidação, a flexibilidade de licenças e a redução de custos são áreas onde o CPO e o Diretor de TI precisam colaborar conforme as cargas de trabalho se alternam de locais para nuvem. Além disso, o CPO tradicionalmente tem uma metodologia para maximizar o valor do portfólio de software e esta metodologia pode reutilizada pela TI.

Metodologia para gerar resultados 

Com a Plataforma PyraCloud da SoftwareONE, o Diretor de TI pode aproveitar para:

  • Planejar – o Diretor de TI pode avaliar as opções de recurso de nuvem com base em requisitos e orçamento da mesma maneira. Posteriormente, o Diretor de TI pode prever e adquirir os recursos de nuvem que cumpram os requisitos de várias Linhas de Negócios (LoB).
  • Monitorar – O PyraCloud fornece uma visão de todos os recursos da nuvem sendo consumidos em um nível organizacional. O Diretor de TI terá uma visão consolidada e é capaz de monitorar o consumo, monitorar as despesas da unidade da unidade de negócios, fazer estornos e prever o uso futuro com base em tendências históricas.
  • Reduzir e otimizar – Por terem visibilidade completa dos recursos da nuvem, o Diretor de TI pode consolidar recursos conforme necessário para reduzir e otimizar despesas.

Em conclusão, o PyraCloud oferece ao Diretor de TI a capacidade de ajustar os controles para orçamentar e gerenciar de maneira eficaz as despesas da transformação digital. Não é só isso, mas vivemos em um mundo híbrido, e é muito apropriado que o Diretor de TI traga à mesa uma plataforma para ajudar a gerenciar de forma proativa em um mundo híbrido. E a capacidade do CPO e do Diretor de TI trabalharem em conjunto é usada para reduzir o atrito da transformação da organização e gerenciar eficientemente o orçamento e gastos.

Equipe de Redação

Author

Equipe de Redação

Leave a Reply