Afinal, o que faz um analista de TI?

janeiro 27, 2017

O analista de TI é o profissional que projeta, planeja, configura e administra redes de computadores. É quem dimensiona os requisitos de um sistema, os avalia e oferece suporte aos usuários.

Projeta e planeja implementações

Cerca de 34% das vagas em TI no Brasil são para o cargo de analista. Esse profissional otimiza a eficiência de uma organização pela criação e implementação de sistemas capazes de aumentar a eficiência dos negócios.

Administra redes e plataformas

O analista de TI é responsável pelas redes de computadores de uma empresa, desde a infraestrutura até a manutenção. Ele cria barreiras de proteção e estipula as ferramentas para garantir sua segurança.

Avalia o desempenho

Seu papel também é garantir implementações livres de erros. Segundo o Gartner, 60% dos negócios sofrerão grandes falhas até 2020, o que faz do analista de TI um profissional extremamente necessário para as empresas.

Coleta demandas para criar soluções

Gerentes fornecem ao analista um objetivo e, a partir daí, ele emprega os recursos que aprendeu para desenvolver soluções. Elas devem satisfazer tanto a gestão quanto os usuários finais.

Se atualiza constantemente para inovar

Por ser quem oferece suporte aos usuários, analistas devem estar sempre atualizados para atender suas necessidades mais recentes.

Apresenta a melhor alternativa em tecnologia

Precisa combinar fortes habilidades de solução de problema, análise e gerenciamento de projeto para conciliar as demandas da gestão, oferecendo a melhor alternativa em tecnologia.

Possibilita a visão estratégica dos funcionários

Visão estratégica é planejar soluções hoje que não estarão obsoletas amanhã. Cabe ao analista fazer escolhas que atendam a todos os funcionários da organização no longo prazo.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta