Análise de dados: 4 passos para uma análise eficiente

maio 10, 2019

Atualmente, temos um cenário extremamente competitivo. Diversas tendências tecnológicas surgiram nos últimos anos e, com elas, a disputa por clientes acabou se tornando bem mais instigada. Por isso, é imprescindível que as organizações que visam o sucesso sejam enfáticas em suas atuações no mercado e saibam como fazer uma boa análise de dados.

Análise dados trata-se de mineração de dados, sendo muito relevante para entender aquilo que vai impulsionar as decisões do negócio. As vantagens da análise são inúmeras, e algumas mais importantes incluem a obtenção de informações produtivas para a empresa e o melhor entendimento dos consumidores.

Quer conquistar vantagem competitiva para o seu empreendimento? Então, continue acompanhando este texto para conhecer um passo a passo de como fazer uma análise de dados eficiente. Boa leitura!

1. Defina o seu objeto de análise

É fundamental entender que nenhuma análise de dados pode ser realizada sem objetivos. O foco precisa estar totalmente definido e alinhado. Ou seja, todas as análises devem ter uma pergunta a ser respondida com clareza. Assim, o direcionamento certamente vai ser feito com mais exatidão, recursos vão ser mais bem aproveitados e, claro, desperdícios serão evitados.

Por isso, tenha o seu objeto de análise e defina um objetivo que seja claro e mensurável. Crie-o para que ele seja de grande auxílio no momento de tomar decisões relevantes, na hora de explorar oportunidades e no momento de solucionar problemas. 

Para que isso se concretize, identifique demandas, tenha um bom diálogo com os líderes, saiba quais são os problemas que existem na empresa e as metas de longo prazo.

2. Escolha a fonte de dados

A qualidade dos dados é imprescindível para uma ótima análise. Por isso, escolha sempre os meios adequados para conseguir registros para o seu estudo.

Determinadas informações podem ser obtidas a partir de fontes que se encontram disponíveis em bancos de dados públicos, por exemplo, aumentando a velocidade nos trabalhos e reduzindo prazos. Sem contar que é importante usar dados internos, como os históricos de vendas. Lembre-se de que quanto mais atualizado o registro, melhor será.

3. Determine as métricas para avaliação

É preciso, ainda, definir as métricas. Um processo de análise é capaz de assumir inúmeras abordagens conforme o tema e o objeto estudado. O analista, ao fazer uso de bons indicadores, vai ter a certeza de que a qualidade dos seus insights vai ser sempre superior.

Saiba que um indicador é um caminho mais objetivo de verificar fatores que possam contribuir para o sucesso de um negócio, tanto positivamente quanto negativamente.

Eles precisam estar bem definidos de acordo com o perfil do empreendimento e da análise de dados que será feita. Dessa forma, a empresa vai conseguir investigar diferentes fatores com maior rigor e, com isso, obter uma visão mais ampla do estado do negócio.

4. Defina a ferramenta

Por fim, é preciso contar com soluções adequadas. Portanto, procure adotar ferramentas de análise de dados que sejam eficazes no momento de interpretar as informações. Elas devem ser totalmente escaláveis e capazes de lidar com uma grande quantidade de registros, além de evitarem problemas relacionados à integridade.

Desse modo, os resultados conquistados com o estudo do analista, sem dúvidas, vão ser mais confiáveis e desenvolvidos.

Uma solução muito eficiente para a gestão e análise dos dados da sua empresa é o Power BI, o qual não serve apenas para a criação de relatórios e de inserção de informações. Como o próprio nome deixa claro, trata-se de uma excelente ferramenta de Business Intelligence. Assim, ele limpa os dados formatados de maneira errada, assegurando um trabalho apenas com dados realmente sensíveis ao negócio.

Como visto, a análise de dados permite uma eficácia incomparável na tomada de decisões, possibilitando que você transforme os seus dados brutos em ótimas estratégias de negócios.

Gostou do texto e quer continuar acompanhando as nossas atualizações para aprender cada vez mais? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhe tudo por lá!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta