Entenda como obter análises financeiras e operacionais na nuvem

maio 22, 2018

Desde que a cloud computing se tornou viável para uso comercial e corporativo, estamos vivendo um período de rápida expansão do uso de tecnologia dentro das empresas. E, quanto mais o mercado se transforma digitalmente, mais esse passo se torna necessário para a sobrevivência.

No centro dessa demanda estão as análises financeiras e operacionais. Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre a importância de uma boa estruturação desses processos e como uma migração para a nuvem é capaz de incluir mais inteligência na sua gestão. Vamos lá?

O que boas análises financeiras e operacionais significam para um negócio?

Primeiramente, precisamos afunilar um pouco mais o assunto e entender a relação entre análises financeiras e operacionais, tecnologia e o sucesso de um negócio.

Essa mudança drástica na forma em que as empresas competem atualmente começou por uma alteração de papéis gerenciais: a TI, antes um setor de suporte, hoje precisa estar no centro das estratégias de investimento e implementação de ferramentas para o sucesso no mercado.

Isso significa não só oferecer um sistema capaz de monitorar e se adaptar à demanda do público com agilidade, mas utilizar essa gama de recursos para obter um controle mais prático e simplificado de processos operacionais e transações financeiras.

São termos como Big Data e Business Intelligence que estão na cabeça de gestores do mundo inteiro: o uso de tecnologia para tomar novas decisões que provoquem crescimento e consolidação de uma marca.

Sem a participação da TI nessa equação, em breve será impossível competir de igual para igual com outras empresas que já iniciaram seu processo de transformação digital.

Quais são as vantagens de migrar esse controle para a nuvem?

Hoje, a cloud computing é a plataforma mais utilizada para melhorar a análise de finanças e operações, quando centralizadas em sistemas de gerenciamento de nuvem eficientes e completos.

Veja com mais detalhes os benefícios que esse tipo de solução traz para a sua empresa:

Aumento da produtividade

No centro das vantagens de se utilizar sistemas de gestão na nuvem está o ganho em produtividade, tanto para gestores quanto funcionários.

A ideia principal dessa ferramenta é centralizar as análises financeiras e operacionais em um ambiente único, capaz de automatizar a coleta de dados e apresentar relatórios comparativos em tempo real. No caso do administrador, é uma forma de ter tudo no mesmo lugar.

Informações sobre produtividade, gargalos em processos, tarefas que poderiam ser automatizadas para economizar tempo, entre muitas outras características que liberam talentos dentro da empresa (inclusive você) para assumir papéis mais estratégicos a partir dos dados coletados e estruturados no sistema.

Escalabilidade

Pensando no futuro de uma empresa transformada digitalmente, o controle operacional e financeiro feito na nuvem pode também potencializar essa produtividade de forma exponencial.

Isso porque sistemas de gestão em cloud computing são escaláveis e flexíveis. Praticamente o mesmo esforço para controlar um negócio que atende mil clientes pode ser utilizado para atender dez, cem mil, um milhão.

O data center, por maior que seja, está sempre organizado, monitorado e disponível a alguns cliques de distância.

Gerenciamento de contratos de software

O gerenciamento de contratos de software é uma questão crítica em um cenário de transformação digital.

O uso de pirataria é inaceitável, tanto por questões operacionais quanto de segurança, mas nós entendemos como muitas vezes é difícil gerenciar tantas licenças sem desperdiçar dinheiro. Um bom sistema de gestão resolve esse problema oferecendo controle simplificado desses contratos.

Fica muito mais fácil adquirir, regularizar e gerenciar seu catálogo com visão completa do seu uso e do retorno sobre o investimento feito.

Previsibilidade de investimentos

Falando nisso, um bom software para gerir a nuvem é a melhor forma de garantir o acerto nos investimentos futuros.

Por ser flexível, a cloud computing permite que um gestor de TI ajuste a oferta à demanda da empresa quase que em tempo real.

É um tipo de planejamento muito mais seguro e previsível do que fazer grandes renovações de infraestrutura interna.

Controle de gastos

E não é só na hora de investir que se economiza. A grande vantagem de obter análises financeiras na nuvem é ter muito mais informações sobre gastos e despesas que podem estar minando a saúde financeira da empresa.

Com uma visão geral de processos operacionais e seus custos, os diretores têm a oportunidade de redesenhar tarefas, investir em otimização e treinar os funcionários para fazer mais com menos. É um tipo de economia de ajuste fino, impossível de ser alcançada com métodos tradicionais de controle.

Segurança

A centralização das análises financeiras e operacionais traz também mais controle para todo o sistema. Isso acontece porque o acesso é mais controlado e qualquer anomalia é facilmente identificada e pode ser solucionada em pouco tempo.

Essa é uma questão muito importante para o mercado daqui para frente. Com os dados se tornando os ativos mais valiosos das empresas, proteger esse sistema deve se tornar uma prioridade, tanto da TI quanto da gestão executiva.

Visibilidade de negócio

Um sistema seguro, produtivo, integrado e eficiente: juntando todas essas características em uma ferramenta só a empresa ganha em inteligência, flexibilidade de estratégias e uma resposta muito mais rápida às demandas do mercado.

Esse é o tipo de visão ampla de negócio que será obrigatória em um futuro próximo. É a consolidação do papel da TI como gestora de novos planejamentos para melhores análises financeiras e operacionais — incluindo tecnologia na tomada de decisões.

Como implementar análises financeiras e operacionais na nuvem?

Tantas empresas estão apostando nessa estratégia em boa parte porque é fácil e barato incluir inteligência e otimização em um negócio. Todos os benefícios que listamos estão presentes em bons sistemas de gestão na nuvem.

Então, para incluir eficiência nas suas próximas decisões de mercado e ter uma noção muito mais ampla de como a empresa funciona e o que ela gasta, é hora de investir em uma dessas ferramentas. Converse com toda a diretoria, encontrem a solução que oferece as melhores análises financeiras e operacionais e planeje agora a sua migração!

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e conheças as nossas soluções!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta