Armazenamento de dados: entenda as vantagens de usar a nuvem

janeiro 13, 2017

Apesar de haver hoje em dia uma enorme preocupação com a forma como o Armazenamento de dados de uma empresa é feito. É muito comum em algumas empresas o uso dos HD externos, pendrives e servidores de arquivos. Em alguns casos é possível encontrar empresas que utilizam todas as formas de armazenamentos possíveis não centralizando a informação fazendo com que a segurança seja totalmente comprometida.

Mais segurança com o armazenamento de dados

Ainda é muito comum para quem está na frente do computador, acontecer aquelas panes inexplicáveis. Quantas vezes você perdeu todo o seu trabalho por causa da luz que acabou ou porque o computador simplesmente resolveu travar do nada.

Trabalhar na nuvem além de resolver vários problemas relacionados aos custos e a forma como os usuários interagem com o software, pode também resolver a questão do armazenamento. Os arquivos não ficam mais na estação de trabalho, mas sim no servidor na nuvem, o que pode garantir que não ocorram perdas de dados em caso de alguma pane.

Acesso remoto e compartilhamento da informação

Uma vantagem fundamental pro armazenamento em nuvem é poder acessar e compartilhar os dados com qualquer um há qualquer momento.

O acesso compartilhado permite maior mobilidade, você não precisa salvar aqueles arquivos em um pendrive para participar daquela reunião importante. basta deixar o arquivo na nuvem, e acessá lo através da internet à partir de qualquer plataforma ou sistema operacional.

Aplicação mobile

Como citado acima o acesso remoto é uma grande vantagem quando se fala em nuvem, e com isso o acesso mobile pode ser garantido com alguns apps para smartphone. Dropbox e Google Drive são bons exemplos. Cada um tem seu app que pode ser acessado facilmente a partir do aparelho possuindo inclusive a possibilidade de acesso offline.

Melhor aproveitamento do espaço físico

Para quem trabalha com computador no dia a dia, a questão espaço é sempre uma questão importante. Muitas vezes é necessário comprar grandes servidores de arquivos, e separar um espaço que muitas vezes poderia ser usado para algo mais produtivo, como uma área recreativa ou mesmo expandir o espaço da produção.

Sem custos de manutenção

É praticamente impossível falar de computação em nuvem sem falar do benefício econômico. Se pensar bem, só o fato de não precisar comprar grandes servidores de arquivos já uma enorme economia, não só com a compra de equipamento, mas também com manutenção e mão de obra (Como a computação na nuvem vai reduzir custos da sua empresa).

O servidor é quem fica responsável por garantir que toda a estrutura funcione, ficando a cargo da empresa apenas a logística. Também fica a cargo do servidor os cuidados com a segurança dos dados, ou seja, uma preocupação há menos na hora de armazenar seus dados.

Backups automáticos

Quando vai montar a estrutura de servidor é uma preocupação que os backups sejam feitos de maneira automatizada e que os dados estejam espelhados (replicados) para garantir que não hajam perdas durante os processos de backup.

Este processo existe para garantir que caso um HD queime ou simplesmente pare de funcionar, fosse possível acessar os dados normalmente. Quando se utiliza de armazenamento em nuvem, este problema é praticamente eliminado, sendo possível desenvolver aplicações que façam a sincronização dos dados de maneira automática.

Claro que quando se fala de armazenamento de dados em nuvem deve se tomar muitos cuidados, principalmente com a forma como estes dados serão armazenados, se será utilizado uma aplicação existente no mercado ou se será em uma máquina virtual com uma aplicação própria e principalmente com a segurança destes dados.

Quer saber mais sobre as vantagens da computação em nuvem? compartilhe este post nas redes sociais e não deixe de acompanhar!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta