As novas demandas de TI – Espaços digitais de trabalho

May 27, 2016

A digitalização contínua dos processos de negócio nas empresas mudaram significativamente as demandas de TI. Além disso, o novo paradigma da “Internet-das-Coisas” apresenta seus próprios desafios – o tempo de atividade constante de redes, a disponibilidade para se conectar em qualquer lugar e a crescente capacidade dos dispositivos móveis. As organizações devem estabelecer processos de TI, a fim de abordar estes desenvolvimentos em tempo hábil, para que não perca a corrida contra a concorrência. Pela primeira vez na história, a força de trabalho global é verdadeiramente capaz de se tornar móvel.

Futuros serviços de datacenter

Anteriormente, era comum nas empresas ter enormes despesas de recursos para manter o seu próprio departamento de TI, gerenciamento de aplicativos, sistemas e servidores. Hoje, as pequenas e médias empresas, tais quais as grandes, dependem da terceirização de seu centro de dados devido ao aumento da quantidade de dados. Qualquer coisa, desde de armazenamento até aplicações individuais para maiores exigências de computação, pode ser obtido a partir da nuvem.

“A nuvem” pode vir em uma variedade de pacotes, tais como Infrastructure-as-a-Service (IaaS), Plataforma-as-a-Service (PaaS) ou Software-as-a-Service (SaaS), ou como uma variedade de metodologias, como privadas, públicas ou de nuvem híbrida. Essas ofertas permitem às empresas personalizar a sua TI para suas necessidades específicas. Dada a carga sobre as operações de TI internas, a tendência de soluções em Nuvem nos próximos anos vai aumentar ainda mais, especialmente porque os custos de operações de servidores próprios e centros de dados cresce cada vez, devido ao aumento dos custos de energia, complexidades de licenciamento e ciclos de modernização mais curtos. Estas elevações em CAPEX / OPEX tornam a terceirização mais atraente. O tema está em voga e deve responder questionamentos como estes:

  • Conceitos IaaS / PaaS / SaaS
  • Público / Privado / Híbrido na implementação de nuvem
  • Otimização de Datacenter
  • Avaliações de otimização
  • Futuros serviços de Espaços de trabalho móveis

Vinte anos atrás, um local de trabalho móvel era exceção, mas em poucos anos será norma – nós já entramos na era do BYOD. O network digital, e o aumento do consumo de informações via dispositivos móveis, está impulsionando essa transformação para a frente. Hoje, os funcionários possuem vários dispositivos e acessam dados de qualquer lugar. Preferências modernas em matéria de mobilidade, disponibilidade de dados, independência do dispositivo, e de cooperação devem ser cada vez mais cobertos, sem negligenciar as medidas de segurança e de gestão necessárias.

Para garantir que a sua TI está bem adequada para a modernização, gerentes de TI devem considerar a sua estratégia para padronizar e automatizar o comportamento dos usuários. Encontrar um parceiro que possa ajudar a otimizar seu ambiente existente e implementar novas tecnologias para se alinhar com a crescente cultura empresarial é essencial. Os seguintes serviços podem ajudá-lo a evitar gargalos de recursos na implementação de projetos inovadores, combinar requisitos de negócios com as possibilidades tecnológicas e garantir a segurança dos dados dos dispositivos móveis, além de minimizar os custos de administração:

  • Gestão local de trabalho
  • Gestão de Dispositivos Móveis
  • Visualização do Espaço de Trabalho
  • Mensagens e Colaboração
  • Segurança de Espaços de Trabalho móveis

Muitas empresas já oferecem aos seus colaboradores a oportunidade de trabalhar em trânsito ou em casa, quer através de VPN, usando um laptop ou via smartphone. Estes desenvolvimentos são inevitáveis ​​no futuro. Para os empregados, mobilidade e flexibilidade têm muitas vantagens: a TI, no entanto, enfrenta enormes desafios com estas vantagens – especificamente com a segurança dos dados. Dados corporativos agora existem em servidores no datacenter, localmente em laptops, em suportes de armazenamento externos, em smartphones, e talvez até algum lugar na nuvem – os dados estão em toda parte.

Reconhecendo isso, o crime de dados desenvolveu-se como um segmento de negócio lucrativo. O cibercrime agora gera um volume de negócios estimado em mais de um trilhão de dólares por ano. Trata-se de ataques direcionados, espionagem e chantagem. Empresas e usuários são igualmente afetados. O que é problemático para o indivíduo, pode ser fatal para uma empresa.

dfcf191f-78af-45cf-a235-9cebd32a8389

Equipe de Redação

Author

Equipe de Redação

Leave a Reply