SOFTWAREONE AJUDA HUNTER A SE MODERNIZAR COM AWS LAMBDA

setembro 20, 2019

A Consultoria Oferece uma Solução Escalável para Melhorar o  Crescimento de Receita e a Produtividade.

O aplicativo de rastreamento de veículo da Hunter é crítico  para o negócio. No entanto, o aplicativo não era satisfatório. O  sistema teve problemas com velocidade e escalabilidade. As  análises ficaram indisponíveis, e o tempo de inatividade era  inaceitável. Um projeto de modernização foi iniciado para  fornecer melhores serviços, inovação, automação e melhoria  no tempo de produtividade. Após análise cuidadosa,  a SoftwareONE recomendou que a Hunter implementasse  uma solução de nuvem Lambda da Amazon Web Services  (AWS). A mudança diminuiu substancialmente os custos  operacionais, ao passo que forneceu um aplicativo moderno  baseado em nuvem que alternou as despesas de Capex para  Opex e reduziu as despesas operacionais de três anos em  sessenta por cento.

SOBRE A HUNTER

A Hunter é a empresa líder em soluções de tecnologia para  rastreamento, monitoramento, e segurança de veículos e  cargas. Com operações no Equador e no Peru, a empresa  serve mais de 150.000 veículos conectados.

O DESAFIO

O aplicativo de rastreamento de veículos da Hunter está no  centro de seus negócios. O aplicativo havia sido baseado  em .NEt, usando SQL Server e operado em seu datacenter  em Guayaquil. As informações de localização do veículo eram  reunidas por meio de um portal da web que permitia que  usuários monitorassem seus veículos. No entanto, conforme o  número de clientes aumentava, o tráfego do aplicativo  também aumentava. O sistema teve problemas para responder  e não conseguia escalar facilmente para tráfegos maiores e  menores conforme as exigências mudavam. Análises para dar  apoio às decisões orientadas por dados não existiam,  enquanto o licenciamento e manutenção de hardware  ultrapassado estavam impactando o resultado final. O tempo  de inatividade elevado impactou diretamente o fornecimento  do serviço e a satisfação do cliente de forma negativa. Para  aprimorar seu fornecimento de serviço, automação de  processo e tempo de produtividade geral, a empresa  lançou  um projeto de modernização.

CONDUTORES DE MODERNIZAÇÃO:

  • › Experiência de usuário aprimorada
  • › Captura de telemetria de veículo e  condutor
  • › Escalabilidade sob demanda
  • › Controle de ativos melhorado
  • › Automação
  • › Flexibilidade comercial

A SOLUÇÃO

A equipe da Hunter criou sua estratégia de modernização para  dar apoio a três pilares críticos: rastreamento flexível, análises,  e rápida recuperação de desastres. A empresa queria uma  nova plataforma que não dependesse da equipe interna de  engenharia para restaurar manualmente o sistema quando um  problema ocorresse.

O plano inicial foi atualizar o sistema antigo e continuar a  operar a partir do centro de dados em Guayaquil. As novas  exigências de sistema especificaram uma necessidade de  estabilidade, a capacidade de escalar e comunicações  melhoradas para criar uma melhor experiência de usuário. No  entanto, antes de proceder com a atualização nas instalações,  a Hunter queria avaliar as opções em nuvem.

A SoftwareONE conduziu uma análise detalhada dos serviços e  tráfego de mensagens existentes, incluindo comparações de  custos por veículo entre atualizações nas instalações e uma  solução de nuvem AWS. Ficou claro que a solução alternativa  de nuvem utilizando Lambda da Amazon Web Services (AWS)  iria reduzir substancialmente os custos operacionais, ao passo  que forneceria um aplicativo moderno baseado em nuvem. Os  consultores da SoftwareONE mostraram que a opção em  nuvem atenderia a todas as demandas comerciais e alternaria  as despesas de Capex para Opex, evitando o alto investimento  inicial de hardware e licenciamento exigido para um sistema  nas instalações. O novo sistema reduziria o custo de TI por  carro de $3,00 ao mês para $1,00 ao mês. Os custos de sistema  do primeiro ano seriam reduzidos em setenta por cento, e as  economias operacionais de três anos foram estimadas como  obtendo redução de sessenta por cento, uma vez que a  solução em nuvem estivesse totalmente implementada e  operacional.

A nova solução utiliza AWS Lambda para lógica comercial  backend e para a captura de dados associados à viagem. Os  dados de veículo gerados em tempo real são consumidos a  partir dos fluxos da AWS Kinesis para as funções Lambda. O  sistema é altamente escalável e durável, e os dados podem  facilmente ser processados adicionalmente para obter insights  analíticos úteis para a Hunter e para seus usuários finais. Dados  encontram-se disponíveis para alertas imediatos e análise  contínua de informações, como comportamento dos  condutores, frenagem brusca, desvio de rota, notificações  de  tráfego  e alertas de segurança de áreas de alto risco.

Testes de sistema e workshops técnicos detalhados foram  conduzidos para a equipe técnica da Hunter analisar os  serviços da AWS como parte da solução fornecida pela  SoftwareONE. Os websites e conteúdo estático para o  aplicativo agora estão na Amazon Simple Storage Service (S3)  [Serviço Simples de Armazenamento], uma infraestrutura de  armazenamento altamente durável projetada para  armazenamento de dados primários e críticos para a missão.  Isso garante tolerância de falhas, redundância e aplicação  eficaz em múltiplas regiões.

Caso um componente da solução falhar, o CloudWatch  detecta a falha e invoca Lambda para a recuperação. Amazon  Simple Notification Service (SNS) [Serviço Simples de  Notificação] notificará, então, a equipe de TI. Caso houver  falha de região, a solução pode se recriar automaticamente em  outra região.

BENEFÍCIOS

  1. A SoftwareONE conduziu uma análise profunda para  demonstrar como Lambda da AWS fornece à Hunter  melhorias drásticas de tempo produtivo e uma  solução escalável e redundante.
  2. A implementação em nuvem fornece sessenta por  cento de economia de custo.
  3. Despesas por carro reduzidas de $3/mês para  apenas $1/mês.
  4. A área de engenharia fica livre do gerenciamento de  infraestrutura, podendo focar no crescimento da receita.
  5. As análises da AWS fornecem à Hunter inteligência  para tomada de decisão orientada por dados.
  6. O backup de dados é automatizado e reduzido.
  7. Tempo de comercialização de novo recurso é  drasticamente melhorado.
  8. Usuários obtêm novos serviços e atualizações mais rápido.
Milena Pinheiro

Autor

Milena Pinheiro

Deixa uma resposta