Confira os 4 bancos de dados mais utilizados do mercado!

março 20, 2019

Os bancos de dados são as espinhas dorsais dos negócios contemporâneos. Do setor público às indústrias de alta tecnologia, a infraestrutura de todas as organizações se baseiam no gerenciamento de dados.

Para profissionais de TI, certos níveis de conhecimento e habilidades a respeito dos bancos de dados são definitivamente necessários.

Pensando nisso, neste post, apresentamos uma lista atualizada dos sistemas mais poderosos que capacitam negócios empresariais em todo o mundo. Boa leitura!

1. Microsoft SQL Server

O Microsoft SQL Server é uma plataforma abrangente que fornece sofisticadas ferramentas de gerenciamento de dados e integração de Business Intelligence.

Mesmo começando um tanto tardiamente nesse mercado, a Microsoft realizou significativos investimentos estratégicos para competir, de igual para igual, com a Oracle e o DB2.

O SQL Server oferece alta performance em aplicações críticas, utilizando tecnologias in-memory, fluxos rápidos de informações em ferramentas familiares como o Excel e uma plataforma resiliente para construção, implantação e gerenciamento de soluções (tanto locais quanto na nuvem).

Além disso, a Microsoft oferece bons descontos para instituições educacionais, incluindo escolas e universidades públicas, o que contribuiu para a constituição de uma base sólida de usuários. Se a sua empresa necessita de um bom suporte para a recuperação de dados, o SQL Server é uma excelente escolha.

2. Oracle RDBMS

A última versão do Oracle, chamada de 18c (o “c” faz referência à cloud computing) e projetada para computação em grade, é o melhor sistema gerenciador de bancos de dados relacional (RDBMS, na sigla inglesa).

A Oracle possui um inabalável posicionamento no mercado, oferecendo soluções para grandes corporações, agências governamentais e data centers que operam em arquitetura RAC.

É a opção ideal para negócios que necessitam de alta disponibilidade, segurança contra falhas nos servidores e escalabilidade (sendo possível adicionar mais nodes conforme a demanda).

3. DB2

O DB2, da IBM, oferece uma plataforma flexível e econômica para a criação de aplicações robustas e sob demanda. É recomendável às empresas que precisam de soluções voltadas com altas cargas de trabalho.

Esse banco de dados foi recentemente otimizado para oferecer desempenho líder do setor ao mesmo tempo em que reduz custos, sendo muito utilizado por grandes companhias de seguro em todo o mundo. Apesar de não superar a Oracle em termos de participação no mercado, o DB2 está firmemente postado na segunda posição.

4. Microsoft Access

Microsoft Access é o sistema de gerenciamento de bancos de dados mais usados no Windows. Integrado ao pacote do Office, o Access se tornou barato e acessível à maioria dos laptops e estações de trabalho nas quais o Windows é o sistema operacional.

Embora seja considerado principalmente um sistema para desktop, ele se tornou extremamente conhecido do grande público, à medida que muitos sistemas de gerenciamento de conteúdo e e-commerce são alimentados pelo Access executado na plataforma Web Server IIS.

Essas funcionalidades estão sempre em alta demanda e contribuem para que ele seja o mais popular entre todos os bancos de dados.

E aí, gostou do post? Então, assine nossa newsletter e receba novos conteúdos de qualidade diretamente em seu e-mail!

IBM CloudPowered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta