Citrix Workspace: a evolução da experiência e produtividade nas empresas

fevereiro 6, 2020

Já imaginou como seria poder trabalhar em uma máquina completamente diferente dos seus companheiros de trabalho, mas ainda assim fazer com que as suas atividades sejam acessíveis para ele? Esse tipo de possibilidade não é mais coisa de ficção científica.

Com o Citrix Workspace, vários usuários conseguem acessar e operar os ambientes de desktop da companhia. Neste post, falaremos mais sobre o conceito, seus benefícios e a própria experiência de uso. Acompanhe conosco!

O que é uma Workspace?

As Workspaces são, como o próprio nome sugere, espaços de trabalho isolados uns dos outros. E quais são as vantagens dessa separação? É simples: as alterações realizadas em um ambiente não afetam o trabalho feito em outros.

Isso resulta na possibilidade de testar suas mudanças sem o risco de interferir em outros aplicativos abertos ou modificar o trabalho de outros desenvolvedores. É como se a Workspace fosse apenas uma versão da conta, de forma a permitir que qualquer operação, por parte dos desenvolvedores, seja realizada em um espaço de atuação específico.

Tudo isso permite que a equipe de tecnologia da informação entregue, com segurança, aplicativos (sejam aqueles rodados no Windows, nos navegadores ou no Linux, por exemplo) e dados de qualquer rede, de forma inteiramente móvel.

O que é o Citrix Workspace?

O Citrix Workspace é a convergência de todos os produtos Citrix em uma solução unificada. É uma experiência de usuário final de alto nível, baseada na nuvem, por meio de uma interface de usuário (UI) única.

Isso permite que os usuários acessem qualquer aplicativo, área de trabalho e conteúdo do lugar que estejam, com uma única solicitação.

É importante notar que a Citrix garante que os produtos tenham a mesma aparência em todas as plataformas, que funcionem bem juntos e ofereçam uma experiência perfeita em dispositivos e desktops. Dessa forma, priorizando a convergência e a integração das suas soluções, a companhia anuncia o Workspace.

Quais são os seus benefícios?

Integração

Em primeiro lugar, podemos mencionar que é preciso ter as ferramentas certas para executar os seus trabalhos de forma adequada. Por meio do Citrix Workspace, as empresas conseguem fornecer logins únicos para todas as aplicações e conteúdos que seus colaboradores utilizam.

Dessa forma, temos mais uma prova de como a ferramenta promove a unificação, ou seja, a capacidade de integrar as ferramentas e facilitar o acesso de cada uma delas por meio de uma base centralizada. Assim, é possível contar com centenas de aplicações corporativas, como Salesforce, Microsoft Outlook e G Suite, entre muitas outras.

Além disso, a Workspace oferece integrações planejadas com os principais provedores de gerenciamento de acesso e identidade. Isso é combinado aos controles de segurança próprios do Citrix, o que possibilita a entrega dessas aplicativos de forma mais segura (principalmente quando comparamos esse método à operação nativa).

Automatização

Hoje, uma das principais estratégias seguidas pelas empresas que contam com ativos de tecnologia é conseguir utilizar essas ferramentas para melhorar o desempenho humano. Desse modo, é possível motivar os colaboradores (que passam a trabalhar com aplicações de ponta) e ainda conseguir maior rentabilidade.

Pensando nisso, o Citrix Workspace trabalha com machine learning e fluxos de trabalho simplificados. Assim, as empresas conseguem transformar a experiência dos seus funcionários e torna o trabalho mais inteligente.

Isso é feito, por exemplo, por meio dos mais de 100 microapps que operam com o Citrix Workspace, que exibem automaticamente as tarefas mais importantes e relevantes do momento. Dessa forma, os colaboradores desempenham suas tarefas em menor tempo, gerando mais eficiência nos processos.

Em vez de realizar procedimentos manuais, como vasculhar a caixa de entrada e clicar em aplicativos, os colaboradores passam a ter ações priorizadas e insights repassados aos seus telefones, dispositivos móveis e computadores de mesa.

Usabilidade irrestrita

Com a implementação do Citrix Workspace, as empresas conseguem fornecer uma experiência superior aos seus profissionais, principalmente em termos de versatilidade da ferramenta. Eles passam a trabalhar de forma integrada entre os canais e dispositivos que preferirem, otimizando os pontos fortes de cada um.

Assim, com a possibilidade de integrarem o Citrix a algumas das aplicações mais usadas na colaboração corporativa, como o Slack e o Microsoft Teams, os colaboradores operam em um fluxo constante, sem a necessidade de alternar contextos e paralisar as tarefas.

Desktop as a Service

Esse título não se refere exclusivamente aos computadores de mesa, mas à oferta conhecida como Desktop como Serviço. Nesse modelo, a Citrix garante que os profissionais consigam acessar suas máquinas individuais e todas as aplicações SaaS, serviços em nuvem em geral e compartilhar arquivos com eficiência.

É possível, também, acessar recursos corporativos essenciais e trabalhar de qualquer lugar e por meio de diferentes dispositivos. O seu desktop está lento e você não pode paralisar o trabalho? Sem problemas: continue de onde parou em um notebook.

O Desktop as a Service garante a independência de hardware, ou seja, a empresa não depende do acesso a computadores de mesa alocados em um determinado ambiente. Esse modelo garante a continuidade dos negócios mesmo em incidentes graves, como desastres naturais que inviabilizem a utilização dos equipamentos padrão.

 Segurança

Com todas as ferramentas que facilitam o acesso do usuário aos recursos inteligentes do Citrix, as empresas contratantes conseguem combinar flexibilidade na utilização e políticas de segurança — tudo isso sem atrapalhar a experiência de quem está operando a Workspace.

Essa solução digital também proporciona o registro integral de ameaças ao sistema e a possibilidade de exportá-las para outras plataformas próprias de análise. Isso ocorre por meio da integração facilitada com serviços como o Splunk, uma ferramenta de monitoramento e acompanhamento de dados.

É possível exemplificar a preocupação da Citrix com segurança com um exemplo prático e bastante relevante. Isso porque a empresa firmou parceria até mesmo com a Saab, uma companhia sueca dedicada à produção de sistemas e segurança aeroespacial.

E o que isso tem de realmente especial? Tudo. Afinal, como afirma o próprio Mats Hultin, CIO da Saab: “nós trabalhamos todos os dias com informações altamente confidenciais. Desse modo, precisamos garantir a integridade dos dados para os parceiros aos quais servimos”.

Além disso, o CIO destaca que, com o Citrix, a empresa consegue equilibrar essas necessidades e fornecer meios mais confiáveis para que as equipes se conectem de forma efetiva, sempre trabalhando juntas para atender às necessidades dos clientes. Isso fornece vantagem competitiva e aumenta a reputação do negócio.

Desse modo, fica mais fácil entender o apelo e as funcionalidades do Citrix Workspace. Ele favorece a convergência entre diferentes sistemas, mesmo que as estruturas físicas estejam distantes, garantindo o acesso facilitado às informações e a excelência do trabalho em conjunto.

Gostou do post e quer saber mais sobre tecnologia? Então, assine a nossa newsletter para visualizar nossos conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Ronaldo Santos

Autor

Ronaldo Santos

Deixa uma resposta