Competências integradas: o que sua equipe de TI precisa ter para estar à frente do mercado?

outubro 30, 2017

Investimentos em tecnologia são importantes para destacar uma empresa no mercado. Porém, quando falamos em inovação, não podemos nos ater apenas
à infraestrutura tecnológica. Um ponto essencial para que todos os seus recursos de tecnologia tenham os efeitos esperados é uma equipe de TI eficiente.

Buscando certas competências e investindo em formação e especialização, você poderá aumentar a produtividade e a competitividade do seu negócio no mercado.

No post de hoje, vamos mostrar as principais competências a serem buscadas e desenvolvidas em sua equipe de TI para o melhor aproveitamento de seus recursos e o desenvolvimento da inovação! Continue conosco e confira!

Design de experiência

O bom relacionamento com o cliente é o passo fundamental para fidelizá-lo. Com profissionais de TI pensando em como trazer a melhor experiência para o seu cliente, a sua empresa poderá contar com um diferencial entre todas as outras hoje no mercado.

Essa lógica se aplica também a soluções internas. Com o uso de tecnologias intuitivas e voltadas para a simplicidade, ocorrem ganhos de produtividade em todos os setores da empresa, com uma curva de aprendizado menor das tecnologias utilizadas pelo seu negócio.

Agilidade

Com a popularização das metodologias ágeis, como o Scrum, espera-se maior rapidez no desenvolvimento e na entrega de soluções. A sua equipe de TI pode pôr o foco em partes da entrega das tecnologias e aumentar a agilidade no desenvolvimento de ferramentas.

O investimento na implantação de uma dessas metodologias ágeis pode diminuir muito o tempo de desenvolvimento de todos os tipos de projetos, desde a implementação de estruturas de rede até a criação de novos sistemas de gestão.

Treinamentos

Muitas vezes, algumas das competências e conhecimentos buscados nos colaboradores não serão encontrados, sendo necessário capacitá-los para o desenvolvimento dessas características.

Ao ofertar cursos de capacitação e aprimoramento aos seus funcionários, isso vai gerar um sentimento de valorização do trabalho da equipe, trazendo mais resultados e conquistando as competências esperadas.

A integração com outros profissionais de outras áreas e empresas nessas capacitações também pode aumentar a visão de negócio do colaborador.

Atualização tecnológica

Estar atento a todas as tendências do mundo digital é algo esperado de um profissional de TI, mas nem todos os colaboradores podem agir dessa maneira. Buscar e encorajar a inovação é papel importante do gestor na capacitação de sua equipe de TI.

Conhecer e implantar novas tecnologias antes de seus concorrentes implica sair na frente. Com uma equipe focada em inovação, a sua empresa poderá ser destaque e bater de frente com grandes corporações.

Relacionamento interpessoal e resiliência

Os profissionais de TI podem se encorajar a buscar uma integração e comunicação maior dentro e fora da área de atuação. Isso significa uma mudança de atitude onde podemos ser vistos como parte do business com ação pró-ativa.

O bom relacionamento interpessoal para interagir com os outros membros do time e a resiliência para lidar com os insucessos e opiniões contrárias são requisitos esperados do profissional de TI hoje.

Com todas as características passadas neste post você pode verificar que é necessário uma equipe multidisciplinar, já que é difícil encontrar ou desenvolver todas essas competências em todos os membros da equipe de TI.

Leia outro artigo e fique por dentro de 4 desafios enfrentados pela TI moderna!

Powered by Rock Convert
Luis Pinto

Autor

Luis Pinto

Com 20 anos de experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais na área de Tecnologia de Informação, Luis é responsável pela gestão da equipe de TI de toda a América Latina na SoftwareONE. Linkedin

Deixa uma resposta