Contratando talentos: 4 tendências em recrutamento e seleção que você precisa conhecer

August 11, 2017

O processo de recrutamento e seleção de talentos é muito importante para as empresas. Com profissionais acima da média, é possível alcançar com maior eficácia os objetivos, atender os clientes com excelência e garantir o engajamento e satisfação dos profissionais.

Contudo, esse não é um processo simples. A nação verde-amarela não está entre os melhores países do mundo para contratar pessoas talentosas, segundo relatório do ManpowerGroup. Por isso, é preciso conhecer e implementar novas tendências da área.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Nele, você vai descobrir as 4 principais tendências de recrutamento e seleção, já utilizadas nas empresas mais bem-sucedidas do mundo. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Employer Branding

Como foi dito, não é tão fácil encontrar gente talentosa. Por esse motivo, é cada vez maior o esforço das companhias em trabalhar uma marca empregadora, que possa atrair grandes talentos com potencial de entrega diferenciados. Essa é a tendência de employer branding.

Para ficar mais claro, essa estratégia consiste em um trabalho conjunto entre as áreas de RH e Marketing com o objetivo de dar visibilidade aos aspéctos positivos da organização e, com isso, torná-la mais atraente para os profissionais. Empresas como Unilever e Coca-Cola já investem no assunto.

Para construir uma marca empregadora, é importante considerar a visibilidade sobre as oportunidades de crescimento, desenvolvimento e carreira que a empresa poderá proporcionar aos colaboradores, bem como as posições em aberto, informações sobre a cultura organizacional, missão, proposta de valor da companhia, entre outros assuntos importantes sobre a empresa, vagas em aberto, cultura organizacional, missão e outros assuntos que considerar importante.

2. Automação dos processos

A quarta revolução industrial tem promovido muitas mudanças dentro das empresas, especialmente no que diz respeito à automação das atividades. A grosso modo, essa prática refere-se à substituição do trabalho manual pelo mecânico ou eletrônico, onde há pouco ou nenhum envolvimento humano. Isso torna os processos ágeis e eficazes.

Mas onde está essa automação no RH?

Em muitos lugares. Atualmente, existem ferramentas e software capazes de realizar a triagem inicial de currículos, analisar perfis comportamentais, avaliar a proficiência de candidatos em idiomas e assim por diante. Tudo isso mitiga as rotinas do RH e permite que se foque em atividades mais estratégicas.

3. People analytics

A análise de dados em massa para tomar decisões estratégicas é cada vez mais comum dentro das empresas, mas a aplicação disso ao RH — e mais especificamente ao recrutamento e seleção — ainda é algo recente. Essa tendência é conhecida como people analytics.

De forma simples, isso consiste no processo de coleta de dados, estruturação e análise para subsidiar a tomada de decisões assertivas. Eles podem estar ligados ao tempo médio dos profissionais dentro da empesa, custos de contratação, evasão de mão de obra etc. Ou, ainda, ter fontes externas, como históricos de busca e redes sociais.

4. Recrutamento e seleção à distância

Outra grande tendência é o recrutamento à distância, onde o selecionador tem pouco ou nenhum contato com o candidato à vaga. Essa modalidade tem crescido graças aos avanços da tecnologia (que, hoje, permitem entrevistas online) e a abertura de postos de trabalho remoto, o home office.

Além da comodidade, o recrutamento à distância oferece outras vantagens para a empresa e para o candidato. Para a primeira, é possível reduzir uma série de custos, tornar o processo mais rápido e atraente. O segundo, tem menos problemas em relação à pontualidade e deslocamento, especialmente se mora em uma região distante da companhia.

Essas são as principais tendências de recrutamento e seleção que você precisa conhecer. Elas certamente estarão cada vez mais presentes nas empesas, moldando a forma como os processos diários são conduzidos e otimizando os resultados finais.

Está pronto para aplicar essas tendências ao recrutamento e seleção? Aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais!

Alessandra Amado

Author

Alessandra Amado

Carreira consolidada em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, com amplos conhecimentos em desenvolvimento organizacional. Atuação como HR Business Partner no desdobramento de planejamentos estratégicos e operacionais, execução de programas de desenvolvimento e gestão, e na tomada de decisões; Implementação de indicadores de RH; Condução estratégica da área de T&D, gestão do budget da área, coordenação de projetos internacionais de desenvolvimento, desenho e gestão de programas educacionais e motivacionais e executive coaching. Gestão caracterizada pela inovação e liberdade responsável. Graduada em psicologia, com diversos cursos de especialização.

Leave a Reply