O que é Creative Cloud? Entenda o conceito e conheça as vantagens!

agosto 23, 2019

Já imaginou ter todos os benefícios dos aplicativos Adobe no seu escritório e na palma da sua mão, em conjunto com funções exclusivas que vão melhorar o desempenho da equipe e reduzir os gastos da empresa?

Neste post, vamos apresentar a suíte de aplicativos da Adobe e entender o que é Creative Cloud e algumas das vantagens para quem utiliza tais ferramentas. Continue lendo e confira!

O que é Creative Cloud?

A Creative Cloud, que traduzindo significa “Nuvem Criativa”, é o “canivete suíço” das ferramentas de criação modernas.

Desenvolvido pela Adobe, esse serviço em nuvem oferece acesso a todas as ferramentas de criação da empresa, desde as mais conhecidas (como o Photoshop, Illustrator e o InDesign) até outras menos conhecidas (como o Fuse Preview). Mas não é só isso!

Um dos principais objetivos do serviço é facilitar o armazenamento e a troca de arquivos entre usuários e dispositivos. Com a Creative Cloud, é possível iniciar um trabalho no computador, por exemplo, e continuar com o mesmo projeto em seu tablet ou celular para aproveitar os comandos da tela sensível ao toque ou simplesmente para ganhar tempo quando não estiver perto do computador.

Além disso o serviço oferece um espaço para armazenamento de arquivos na nuvem, evitando contratempos, como a perda de dados, o compartilhamento para equipes e o gerenciamento centralizado de licenças.

Quais são os principais aplicativos Adobe que podem ser utilizados?

Vamos conhecer alguns dos programas mais famosos da Adobe, bem como algumas das suas novas funcionalidades em conjunto com a Creative Cloud.

Adobe Photoshop CC

Um dos principais programas do mercado, que aprimora visivelmente a cada versão. Chamar o Photoshop de “editor de imagens” é uma simplificação grosseira, já que o programa permite, também, a ilustração a partir do zero.

Com a implantação da Biblioteca Creative Cloud, é possível compartilhar os trabalhos com a equipe de forma mais ágil. Assim, pode-se desenvolver layouts e transmiti-los para várias telas, com o uso de novas pranchetas. Além disso, ainda é possível otimizar a visualização em dispositivos móveis.

Adobe Illustrator CC

Com a Creative Cloud, é possível adicionar rapidamente novas imagens ou ilustrações. Isso se tornou ainda mais fácil com o serviço Adobe Stock, próprio do Illustrator. Com ele, é possível adicionar visualizações panorâmicas, otimizar a capacidade de zoom e operar a rolagem com mais praticidade e rapidez.

Além disso, é possível ver e tornar mais nítido até mesmo os trabalhos mais complexos, que exijam um padrão diferenciado de zoom nas imagens. Com a Biblioteca Creative Cloud, você pode recuperar arquivos não salvos em caso de falha no sistema, garantindo o trabalho feito até o momento.

Adobe InDesign

Uma das principais ferramentas de diagramação do mercado, o InDesign forma uma parceria incomparável com a Biblioteca Creative Cloud. Com essa combinação, é possível compartilhar imagens, cores e estilos de caracteres, englobando aplicativos de desktops e de dispositivos móveis.

É possível inserir as imagens nas células de tabela de forma direta, facilitando a criação de tabelas com texto e elementos gráficos diversos. Agora, você pode até mesmo otimizar o visual dos parágrafos, com a adição de cores e sombreamento.

Adobe Premiere Pro CC

Com a combinação entre esse avançado editor de vídeos e a Biblioteca Creative Cloud se tornou mais fácil trabalhar luz e cor de maneiras ainda mais inovadoras. Assim, você poderá suavizar os cortes com a ferramenta “Recorte de transformação”.

Conforme você ajusta a duração do vídeo, a nova função de time tuner acrescenta ou elimina automaticamente quadros em mudanças de cena ou em seções com atividade visual reduzida.

Quais são os principais benefícios oferecidos pelo serviço?

Gerenciamento simplificado de licenças

gerenciamento de licenças de uso de software sempre foi um desafio para as organizações. Gerenciar o número de licenças disponíveis, saber exatamente para qual usuário foi designada uma licença ou se ela está em uso são necessidades importantes que geralmente só são bem organizadas por empresas que operam com um sistema de gerenciamento de ativos de TI.

Outro problema é que, constantemente, o modelo tradicional de licenciamento não permite que uma licença utilizada por um usuário seja reutilizada por outro, causando problemas logísticos, financeiros e, até mesmo, de performance para a empresa.

No modelo em cloud, oferecido pela Adobe, é possível distribuir licenças entre os usuários facilmente por meio de convites por e-mail e até instalar os programas antecipadamente e realizar o pagamento somente no próximo ciclo de cobrança.

Outra vantagem é que na Creative Cloud as licenças são de propriedade da empresa, e não de um usuário específico, podendo então serem redistribuídas a qualquer momento entre os colaboradores, caso necessário.

Colaboração na nuvem

O serviço de armazenamento da Creative Cloud conta com uma boa gama de recursos para ajudar toda a sua equipe.

Para começar, o compartilhamento de arquivos não é restrito entre usuários da ferramenta, ou seja, um usuário pode compartilhar arquivos com um não usuário por meio de e-mail, FTP, entre outras maneiras, tudo intermediado pelo app.

Outra função interessante é a de níveis de acesso. Com ela, é possível escolher quem pode acessar os arquivos que você salva na nuvem, que também podem ser completamente públicos ou privados.

Os arquivos são visualizados pelo browser, e quem está visualizando pode deixar comentários, ativar ou desativar uma layer para analisar o projeto, ver detalhes da metadata e baixar o arquivo para realizar modificações.

Não é um simples recurso de compartilhamento, mas sim algo voltado para agilizar o trabalho em equipe e proteger o seu trabalho.

Dimensionamento e orçamento previsível

O dimensionamento e a contratação na medida da necessidade são um dos benefícios mais notórios da tecnologia cloud.

Há um plano com os principais tipos de software de fotografia, outro que permite a escolha individual de um determinado software e um grande pacote com todos os aplicativos de criação, cujo preço é drasticamente mais barato do que se as licenças unitárias fossem compradas separadamente.

O melhor de tudo é que a Creative Cloud não é exclusivo para empresas, podendo ser comprado por pessoas físicas, com descontos para alunos, professores e instituições de ensino.

Ou seja, é possível dimensionar os recursos à medida que a sua equipe cresce e saber exatamente quanto está gastando sem surpresas desagradáveis. Vale ressaltar que o serviço oferece descontos para compras em volumes maiores. É a liberdade de contratação que a sua empresa precisa.

Liberdade para implantação

Por ser uma ferramenta de serviços ligados à nuvem, era de se esperar que os seus programas e arquivos ficassem presos à internet, mas esse não é o caso. Todos os programas são instalados diretamente em sua máquina e não precisam que você esteja online para que eles funcionem.

A ferramenta faz, no entanto, um check-in periódico para verificar a validade das licenças, com um período que depende do seu plano, sendo o menor deles de 30 dias.

Em situações específicas, como em uma viagem na qual você não teria acesso à internet, basta entrar em contato com o suporte da Adobe para pedir um prazo maior e não ter problemas na utilização da ferramenta.

Outra vantagem é que você recebe todas as atualizações dos programas assim que elas são lançadas, mas tudo de acordo com a sua vontade. Se não quiser instalar a versão mais nova do Photoshop, por exemplo, você não será obrigado a isso.

Caso instale, ainda assim é possível fazer o download de várias versões antigas do software, algo que a Adobe garante que sempre manterá disponível, evitando os temidos problemas de compatibilidade com plug-ins e arquivos.

Garantia de acesso

Vale ressaltar que a ferramenta também não deixa os seus antigos usuários desamparados. Ao cancelar a sua assinatura, você passará para o modelo gratuito da Creative Cloud, que ainda oferece 2GB de espaço na nuvem e a sincronização de arquivos. A partir do cancelamento, você terá 90 dias para fazer o download de todo o conteúdo armazenado.

Esse poderoso serviço é sem dúvida um case de sucesso na aplicação de vendas de licença, e notamos que os benefícios oferecidos são imensos. Os seus diferenciais acrescentem velocidade, criatividade, segurança, compartilhamento e muitos outros benefícios ao seu ciclo criativo.

Como a SoftwareONE pode ajudar?

A SoftwareONE orienta e auxilia os seus clientes no gerenciamento de todo o portfólio de software. Isso inclui a otimização geral do licenciamento, ajudando os usuários a adquirirem o número desejado de novas permissões de uso.

Além disso, a companhia opera com negócios de todos os tamanhos, inclusive as pequenas e médias empresas. A SoftwareOne oferece não só produtos de parceiras consolidadas, como Adobe, Microsoft e IBM, mas também soluções em cloud computing para otimizar o armazenamento de arquivos.

É importante notar que o uso do Adobe Creative Cloud em equipe maximiza as possibilidades de colaboração, provendo aos profissionais tudo o que eles precisam para produzir conteúdos de alto nível tanto para desktops quanto para os dispositivos móveis. Desse modo, é possível agilizar os processos e criar campanhas diferenciadas.

Como se não bastasse, a SoftwareONE oferece vantagens como a previsibilidade do orçamento, um item especialmente valioso para companhias que trabalham com um orçamento mais enxuto. Esses gestores terão, ainda, controle máximo e total sobre o software.

Como visto, as ferramentas da Creative Cloud podem agilizar o trabalho da sua equipe e reduzir os gastos da empresa com compras desnecessárias de licenças. Agora é com você!

Quer saber como contar com a Creative Cloud no seu negócio? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta