Data Center definido por software – Exagerado ou Inovador?

junho 23, 2016

Data center definido por software (SDDC), o termo do momento na arquitetura de TI, é a visão de futuro para a automação da interface de programação de aplicativo (API) de um data center.

De acordo com o Channel Resource News, “Definido por software sugere que certas partes de um data center, como rede ou armazenamento, podem ser mais ágeis ao mover sua funcionalidade para o software e ao agregar a automação. Ou sugere-se que a funcionalidade parcial de uma infraestrutura de rede ou de armazenamento possa ser definida pelo software, enquanto o resto é gerenciado em um hardware proprietário tradicional.”

SDDC definido

Como lembrado acima, o data center definido por software é composto por rede, segurança e armazenamento de data center, com a camada de lógica de negócios mantendo tudo isso integrado. Uma breve definição de alto nível de cada é fornecida abaixo:

1. Virtualização de Computação – servidores isolados que aumentam a eficiência ao alavancar recursos de CPU e memória sob demanda.

2. Virtualização de Rede – O provisionamento de aplicativos por dissociação entre a rede de seu hardware subjacente a fim de assegurar o provisionamento mais rápido rápido de recursos necessários.

3. Virtualização de armazenamento – O alinhamento do armazenamento e a virtualização pelo aproveitando do hipervisor para otimização das demandas por aplicativos.

4. Camada de lógica de negócios – Necessária para traduzir os requisitos do aplicativo, SLAs, políticas e considerações de custo para instruções de provisionamento e gerenciamento para automação.

O SDDC vai ainda mais longe para automatizar estas operações de interconexão a fim de simplificar o gerenciamento. Muitas empresas passaram por progressos significativos ao virtualizarem seus servidores ou armazenamento, com o componente final, a rede, deixado em último plano. A visão geral do SDDC é consolidar tais áreas em uma única solução, onde todo o data center é virtualizado e automatizado. O resultado final – uma fundação arquitetônica para o modelo de nuvem híbrida para criar TI como um serviço.

A opinião da indústria sobre o SDDC

Críticos SDDC creem que a parte “definida por software” de SDDC é meramente um prefixo para reacender o interesse em torno da tecnologia existente de data center. Por exemplo, armazenamento, a rede e a segurança já existem como componentes separados para a funcionalidade geral de virtualização do centro de dados. Ao adicionar “definido por software” na frente de qualquer destas tecnologias, os provedores de solução estão apenas renomeando o mesmo produto, ou assim se acredita.

No entanto, o SDDC visa consolidar tais soluções díspares sob um único prisma, em última análise, criando todo o tipo de coisa definido por software. Criado pela VMware, até mesmo os céticos do moniker “definido por software” estão começando a perceber o potencial, conforme ilustrado pela empresa de pesquisa de mercado IDC, que estima que o mercado de rede definida por software valerá US$ 3,7 bilhões em 2016, um considerável aumento dos US$ 360 milhões em 2013.

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta