Quais são os desafios de cloud computing enfrentados pelas empresas?

setembro 2, 2019

A computação em nuvem é um assunto que está em alta já tem um tempo. Cada vez mais as empresas estão se conscientizando de que esse método de armazenamento de dados é mais eficiente e vantajoso do que o uso de servidores físicos.

No entanto, ainda é preciso enfrentar alguns desafios de cloud computing ao implementar o método nas organizações. É sobre esse assunto que falaremos neste post. Continue a leitura e veja agora quais são os principais obstáculos e como proceder para superá-los na sua empresa.

Segurança e proteção de dados

A segurança e a proteção de dados ainda é um dos principais desafios para quem deseja implementar o cloud computing em uma empresa. Isso porque alguns empresários pensam que armazenar dados em nuvem não é seguro e que as informações ficarão mais vulneráveis para o ataque de hackers, por exemplo.

Por conta disso, é importante que os gestores pesquisem muito antes de contratar esse tipo de serviço e escolham um fornecedor que tenha uma hierarquia robusta e possibilite diferentes níveis de acesso aos sistemas. Assim, um funcionário do setor de marketing não poderá ter acesso a informações do financeiro, por exemplo, e vice-versa.

Migração de ambientes

Também é comum vermos alguns empresários e gestores de TI alegarem que a migração dos servidores físicos para a nuvem é demorada. Na prática, isso depende muito da forma como o processo é conduzido.

Existem empresas de cloud computing que já adotam metodologias ágeis e que possibilitam que a migração ocorra mais rapidamente. Também é importante escolher um prestador que ofereça planos mais abertos, para que você possa migrar de servidor, caso ache necessário, sem ter que pagar multas.

Confiabilidade do cloud

É natural que ainda se tenha um pouco de dúvida sobre a confiabilidade do cloud, principalmente nas empresas mais tradicionais, que há muitos anos utilizam os servidores físicos. Porém, é bem provável que o seu negócio já utilize aplicações em nuvem, sem que os colaboradores nem mesmo se deem conta disso.

Ferramentas como o Dropbox e o OneDrive, por exemplo, armazenam informações em nuvem e já são muito populares. Assim como elas são eficientes e adequadas, o mesmo pode acontecer com os sistemas de dados da sua organização.

Downtime

Chamamos de downtime o tempo corrido quando os serviços estão em queda. Trata-se de um fator que é primordial na escolha de um servidor de aplicações em nuvem. Afinal, ninguém pode ficar muito tempo sem as informações necessárias para a execução do trabalho, não é mesmo?

De tal modo, convém que, antes da contratação, seja perguntado sobre o Service Level Agreement (SLA), ou Acordo de Nível de Serviço, que é o que garante o funcionamento do servidor pelo máximo de tempo possível.

Esses são alguns dos principais desafios de cloud computing enfrentados pelas empresas. É importante estar atento a eles para garantir a contratação de um servidor adequado e de qualidade para a sua organização.

Se este artigo foi útil para você, também pode ser para os seus amigos. Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Vamos lá!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta