Economizando tempo e dinheiro com o Azure

agosto 24, 2016

Muitos ainda enxergam a nuvem como custo, mas você sabia que com essa tecnologia é possível economizar tempo e dinheiro? As empresas têm um custo periódico com servidores, estações de trabalho, manutenção e gerenciamento de dispositivos devido à própria utilização e desgaste do equipamento ao longo do tempo. Então, por que não virtualizar as aplicações, utilizar o seu equipamento para conectar com o servidor na nuvem e ter um gerenciamento centralizado?

Como funciona na prática

Este é um exemplo real que vivenciei recentemente. Uma empresa tinha 2 Servidores já desgastados e que não estavam dando conta da alta demanda exigida. Os 30 colaboradores estavam insatisfeitos com computadores antigos que demoravam horas para ligar e não atendiam necessidades básicas como editar um documento no Word, Excel ou até mesmo Acrobat. A empresa decidiu que tinha chegado a hora de destinar parte do orçamento para a compra de novas máquinas e novos servidores.

Esta é a melhor solução?

Na verdade, a melhor proposta era levar os servidores e aplicações que tinham a maior demanda de processamento para o Microsoft Azure. As máquinas/estações de trabalho ganharam o poder de conectar com o Azure e acessar os aplicativos principais. Com isso, o licenciamento previamente existente foi aproveitado e toda a infraestrutura voltou a rodar novamente, só que agora de uma forma bem mais eficiente.

Os servidores que antes eram físicos, agora estão na nuvem com a configuração superior ao dos anteriores com o ERP, Banco de Dados e as aplicações mais comuns que a empresa utilizava. Essas aplicações são processadas dentro do próprio servidor na nuvem e o usuário final acessa os servidores para utilizar esses aplicativos simultaneamente. Agora, os usuários já não enfrentam dificuldade ao utilizarem as aplicações, visto que essas já não são mais processadas nas estações de trabalho de cada um.

Ao invés de investir em servidores físicos, a empresa investiu no Azure, no qual podemos reduzir custos com hardware e tempo de gerenciamento dos dispositivos. Como resultado, a empresa ganhou mais tempo para focar no que realmente importa, o seu crescimento sustentável. E claro, com os colaboradores mais satisfeitos, certamente a produtividade aumentou e garantiu mais uma temporada de tranquilidade nos negócios.

Além disso, a equipe de TI também pode ter mais visibilidade de todo o seu ambiente gerenciando os dispositivos em tempo real pela plataforma de gestão do Azure. Demandando assim menos tempo para resolução de problemas e mais para inovação na própria empresa.

Ainda tem dúvida de como o Azure pode ajudar a sua empresa?

softwareone2016-04-04_3

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta