Entenda como funciona o sistema de repricing do suporte de produtos da Oracle

November 22, 2016

Ao passo em que o sucesso da Oracle é consolidado através de produtos de qualidade, em alguns momentos, suas políticas de suporte podem ser um tanto complexas. Talvez a mais desafiadora de todas é a que diz respeito à remarcação de preços (“repricing policy”, no inglês).

Neste post explicaremos como funciona este mecanismo da Oracle!

Afinal de contas, do que se trata esta política?

No momento em que os consumidores adquirem o software da Oracle em uma compra única, são licenciados através de um identificador, o Customer Support Identifier – CSI. Quando o suporte de uma licença da Oracle expira e você não tem interesse de renová-lo, as outras têm seus preços reavaliados dentro de uma tabela e, com isto, o cliente acaba pagando praticamente a mesma quantia que pagava no momento em que a conta recém expirada ainda estava ativa. Ou seja, muitas vezes, clientes acabam optando por renovar uma licença desnecessária a seguir pagando a mesma quantia por um pacote menor de serviços.

Um exemplo prático

Vamos tentar entender essa política de remarcação de preços através de um exemplo prático. Imagine que um cliente comprou um pacote de licenças para seus processadores que custou US$ 1.4M e conseguiu um desconto de 75%.

Produto                                                               Quantidade

Oracle Database Enterprise Edition                   20 processadores

Tuning Pack                                                       20 processadores

Diagnostics Pack                                               20 processadores

Partitioning                                                         20 processadores

Neste caso, o cliente pagaria uma taxa anual de suporte técnico e atualizações de cerca de US$ 79 mil (ignorando ajustes inflacionários). Com o desconto de 75%.

Trata-se de um belo negócio. Porém, em certo momento, este cliente decide que não precisa mais de todas estas licenças e busca o cancelamento de um número especifico de licenças das diferentes modalidades apontadas acima.

O gráfico abaixo mostra quantas das licenças os clientes teriam de cancelar para diminuir os custos anuais. Por conta da política de remarcação de preços da Oracle, o cliente teria de cancelar o suporte de 64 de suas 80 contas. Isso representa 80% das licenças! Em outras palavras, o cliente teria de reduzir o número de licenças drasticamente para obter um orçamento mais viável. Isto acontece pois a Oracle considera que, caso queria cancelar uma quantidade específica de produtos, é preciso refazer os cálculos do suporte considerando que estes teriam descontos menores, caso a quantidade inicial fosse menor do que a real adquirida.

Como podemos ver, algumas políticas de suporte da Oracle podem ser bem confusas, não permitindo ao cliente a oportunidade de planos estratégicos mais sofisticados em seus investimentos de TI.

Apesar de ser desafiador para o cliente reduzir a quantidade de dinheiro gasto no suporte da Oracle, a boa notícia é que existem algumas oportunidades. Aqui na SoftwareONE, nós regularmente avaliamos o potencial que nossos clientes têm de cortar gastos com a Oracle e outros vendedores de software. Para saber mais, entre em contato conosco!

Francisco Azevedo

Author

Francisco Azevedo

Com 12 anos de experiência em atendimento de projetos de TI para empresas é o Gerente Executivo de Contas da SoftwareONE, especialista em Oracle. Linkedin

Leave a Reply