ESTEJA PREPARADO PARA AUDITORIAS DE SOFTWARE COM O PYRACLOUD

julho 30, 2018

As auditorias de software têm sido um tópico quente nos noticiários por anos. A antecipação de uma auditoria de software pode ser muito estressante e assustadora para algumas organizações. De acordo com um estudo do Gartner realizado no decorrer de um período de seis anos, 68 porcento das organizações recebem no mínimo uma carta de auditoria por ano.

Além disso, o Business Software Alliance (BSA) relata que danos pelo uso de software não-conforme podem subir para US$ 150.000 por cada violação de produto. De acordo com a BSA, alarmantes 37 porcento do software instalado não é licenciado.

Mas, há também a preocupação de segurança de que o software não-licenciado e não gerenciado traz para seu ambiente.

A BSA, em parceria com a IDC, conduziu uma Pesquisa de Gestão de Software Global que revelou que 54 porcento dos CIOs ao redor do mundo citaram os riscos da cibersegurança como a razão número um para evitar o software não-licenciado, com o risco de problemas legais na segunda colocação. Adicionalmente, 46 porcento citaram a perda de dados corporativos/pessoais como a preocupação principal sobre os efeitos de malware de software não-licenciado. Como resultado, o número de CIOs com uma política formal documentada sobre o uso de software licenciado pulou de 41 porcento em 2015 para 54 porcento este ano.

ASSIM, QUAIS SÃO OS DESAFIOS PRINCIPAIS QUE AS EMPRESAS ENFRENTAM E PORQUE É TÃO DIFÍCIL PERMANECER EM CONFORMIDADE?

Muitas organizações ainda não têm um processo robusto de gestão de licença de software implementado e algumas não têm nenhum.  Muitas organizações rastreiam software e licenças através de uma mistura de planilhas, relatórios de sistemas de compra e outros sistemas distintos. Tentar gerenciar o software desta maneira conduz a uma abordagem reativa quando editores de software solicitam uma auditoria.

Permanecer em conformidade é um enorme desafio para qualquer organização. Contratos de software estão se tornando mais complexos e os termos e condições estão em mudança constante. Nos ambientes híbridos e multi-cloud nos dias atuais com a mistura de licenças locais, IaaS, PaaS e SaaS, manter-se atualizado sobre uso e direito de licença pode ser difícil para controlar e gerenciar.

COMO A SOFTWAREONE E O PYRACLOUD PODEM AJUDAR?

Fazer uso da tecnologia é uma etapa chave em direção à defesa de auditoria.

O PyraCloud SoftwareONE habilita as organizações a capturar informações sobre a licença no ato da compra, ou a prova de licenciamento pode ser carregada e normalizada na ferramenta com o TrakIT Service. Após todas as informações de direito serem capturadas no PyraCloud, a plataforma pode ser integrada com as ferramentas do Software Asset Management (SAM) para ganhar visibilidade de todos os Direitos, Inventário e Consumo (EIC).

Com isto, você está com uma abordagem proativa às auditorias ao ter uma visualização no EIC. Você pode medir corretamente seu licenciamento de software com base no que o EIC informa. O EIC é o melhor indicador sobre o que você possui, o que está instalado e o quanto está sendo utilizado. Com base nos indicadores, você pode eliminar o risco de uma auditoria e ao mesmo tempo economizar os custos associados com uma auditoria.

A SoftwareONE também tem um serviço gerenciado do SAMSimple oferecendo visibilidade contínua e controle de seus ativos de software. Isto ajudará a otimizar o gasto de licenciamento de software e eliminará o risco de auditoria de editor.

O RESULTADO

Ter um processo de Gestão de Ciclo de Vida de Software robusto implementado ajuda as organizações a eliminar desperdício de software e reduzir o risco de conformidade. Ter visibilidade em seus direitos de software, inventário e consumo ajudará uma organização a manter um histórico do que possuem e usam, de modo que possam eliminar o risco da não-conformidade e estar melhor preparada para as auditorias.

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta