Fim do suporte estendido do Windows 7

janeiro 15, 2020

Em 14 de janeiro de 2020, o Suporte estendido ao Windows 7 chega ao fim, após mais de uma década como o centro das operações digitais de muitas organizações. Para se preparar para essa mudança, as organizações devem criar um plano detalhado para o impacto de alto alcance que o fim do suporte estendido do Windows 7 terá em seu ambiente tecnológico.

Ao prever a implementação de um novo sistema operacional, as equipes de TI devem tomar um cuidado especial para garantir que todos os seus investimentos tecnológicos estejam alinhados. Isso requer a construção de um roadmap abrangente. Com esse roadmap, as organizações podem garantir conformidade total com o licenciamento de software, desempenho técnico ideal e, no geral, obter maior sucesso de negócio.

Como o sistema operacional é fundamental para todo o ambiente digital de uma organização, é necessário criar o melhor roadmap possível. Para que ele seja abrangente, as equipes de TI devem fazer algumas considerações importantes sobre seu ambiente de tecnologia atual e futuro.

Documente seus ativos atuais

A primeira etapa na criação de um roadmap para o EoS do Windows 7 é garantir que todas as partes do seu ambiente de hardware e software sejam contabilizadas. Ao fazer o inventário de todos os ativos de software e dispositivos, sua organização pode estimar quanto tempo, mão de obra e dinheiro serão necessários para essa migração.

A documentação de ativos também é importante para garantir a compatibilidade de software e dispositivos com o sistema operacional do Windows 7. Existem basicamente três opções de como avançar: atualizar para o Windows 10, usar o Windows Virtual Desktop ou optar por atualizações de segurança estendidas do Windows 7. Especialmente com uma atualização para o Windows 10, podem surgir problemas de compatibilidade. Por exemplo, certos programas herdados podem ser executados com qualidade abaixo do ideal, o que significa que sua organização pode querer considerar atualizar ou substituir o software antigo. Para algumas organizações, pode parecer que algumas de suas máquinas não suportam o Windows 10, exigindo um investimento para o novo hardware.

A documentação também é vital para garantir que seus ativos em máquinas executando o Windows 7 possam ser copiados com segurança. Sem um processo de backup adequado, sua organização pode estar em risco de perda significativa de dados.

Descreva seu roadmap

Ao criar qualquer roadmap para uma revisão significativa, como o Windows 7 EoS, é importante identificar ações específicas a serem executadas e prazos a cumprir. Examine os ativos incompatíveis que você identificou e sugira algumas opções em potencial para cada produto que precisa ser atualizado. Considere os benefícios e as desvantagens de cada opção, que ajudará os membros da sua organização a tomar uma decisão bem informada sobre o futuro do seu ambiente tecnológico.

Em seguida, verifique com a sua equipe de TI algumas considerações importantes para escolher o caminho ideal para a atualização do Windows 7:

  • Precisamos adquirir suporte estendido para cumprir esse roadmap e garantir nossa segurança? Em caso afirmativo, quais despesas serão necessárias para oferecer suporte a esses dispositivos?
  • Uma atualização simples será suficiente ou será necessária uma implementação total para o desempenho ideal?
  • Há preocupações básicas de implementação a serem consideradas, como o treinamento de usuários neste novo sistema operacional?

Depois que essas considerações forem respondidas, sua organização deve ter um roadmap detalhado para garantir a transição ideal para seu novo sistema operacional.

Demonstre e comunique a iniciativa

Após a criação de um roadmap abrangente, as equipes de TI não devem subestimar a importância de comunicar o processo com toda a organização. Um painel pode ser muito benéfico para mostrar a sua equipe onde as mudanças serão necessárias, mas também deve mostrar a outros membros da organização como eles podem ajudar nessa transição.

Fora do painel, as equipes de TI devem fazer um esforço conjunto para explicar as diferenças do novo sistema operacional para toda a equipe. Certifique-se de comunicar os benefícios deste novo sistema operacional, incluindo maior produtividade e segurança. Além disso, não deixe de explicar as possíveis mudanças que os usuários de negócios podem implementar para tornar sua transição mais uniforme. Quando toda a sua organização estiver na mesma página, uma transição bem-sucedida será certa.

Orientações adicionais para o seu roadmap do final do suporte estendido


Mesmo o mero processo de criação de um simples roadmap pode ser assustador para muitas organizações. Se sua organização está sentindo a pressão do fim do suporte estendido do Windows 7, não se preocupe! Conheça os serviços de consultoria para roadmap da SoftwareONE e garanta que seus investimentos estejam alinhados. Ou, se você quiser falar com um especialista, entre em contato conosco.

Depois de criar seu roadmap, será fácil decidir a melhor maneira de avançar. Existem várias opções para clientes que ainda usam o Windows 7:

  • Atualizar para o Windows 10 Enterprise / Windows 10 E3 ou E5 / Microsoft 365
  • Continuar usando o Windows 7 com atualizações de segurança estendidas pagas até 2023
  • Usar o novo Windows Virtual Desktop com Windows 7

White paper: Fim do suporte do Windows 7 – Histórico, impacto nos negócios, opções para tomada de decisão

Este whitepaper mostra as consequências do fim do suporte, descreve em detalhes as opções de ação mais importantes e ajuda na tomada de decisão.

Solicite o seu

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta