Future Workplace Transformation: saiba mais sobre o futuro da transformação no local de trabalho

setembro 18, 2019

Você já ouviu falar em future workplace transformation? Trata-se de uma expressão de língua inglesa que significa “transformação futura no local de trabalho”. Assim sendo, podemos dizer que ela representa a forma como as empresas e os trabalhos deverão se estruturar no futuro, com o avanço e o surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

Pode até parecer clichê, mas aquela história de que “o futuro já começou” é verdade! Hoje em dia dispomos de muitas tecnologias, que eram inimagináveis há 10 anos, por exemplo. Isso tem revolucionado as relações de trabalho, e a tendência é que se intensifique nos próximos anos.

A seguir, vamos esclarecer dúvidas e fazer um panorama sobre o future workplace transformation. Confira!

Quais são as principais tendências de transformação dos ambientes de trabalho?

A tecnologia fez com que muitas funções pudessem ser realizadas a distância, sem a necessidade de os funcionários ocuparem a sede física da organização. Isso fez com que novas relações de trabalho surgissem, como as que citamos a seguir. Veja!

Home office

O home office é comum em muitas organizações, tendo em vista que a computação em nuvem e outros recursos tecnológicos fizeram com que muitas atividades pudessem ser realizadas pelos colaboradores diretamente de suas casas.

Prova de que o home office está em alta é que a recente reforma trabalhista regulamenta esse modelo de trabalho. Agora, as empresas já podem contratar colaboradores para que trabalhem em casa, com isso já previsto em contrato.

Coworkings

A descentralização dos ambientes fixos de trabalho também fez com que surgissem coworkings, que nada mais são do que escritórios compartilhados. Nesses locais, empresas, autônomos e freelancers dividem o mesmo espaço, compartilhando recursos como impressoras, salas de reuniões, serviços de secretaria etc.

Nômades digitais

Os nômades digitais são trabalhadores que não têm residência fixa em um local. Eles trabalham enquanto viajam e podem exercer as suas funções em hotéis, hostels, cafés, coworkings etc. Esse modelo de trabalho era inimaginável até poucos anos atrás.

Como o future workplace transformation impacta na rotina dos trabalhadores?

O future workplace transformation impacta diretamente na rotina dos trabalhadores, como podemos perceber ao analisar os novos modelos de trabalho.

Para muitas pessoas, trabalhar em casa é muito mais confortável, uma vez que não precisam perder horas no trânsito, têm mais tempo para realizar atividades pessoais, conviver com a família, realizar outros projetos etc.

Que tecnologias e ferramentas colaborativas estão presente nos ambientes de trabalho do futuro?

Os recursos tecnológicos e as ferramentas colaborativas são essenciais para que se possa desenvolver o chamado trabalho do futuro. É imprescindível, por exemplo, que sejam utilizados sistemas de gestão compartilhados, plataformas para trocas de informações, recursos de chat, entre outros.

Gostou de saber mais sobre o future workplace transformation? Você já trabalha ou conhece alguém que trabalha seguindo esse modelo que faz parte do futuro? Caso sua resposta seja negativa, é bem provável que nos próximos tempos você já comece a perceber as mudanças, pois, esse é um caminho sem volta e guiado pela tecnologia.

Se achou este artigo interessante, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos em primeira mão!

Powered by Rock Convert
Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta