Gerenciamento de virtualização: entenda o que é

junho 18, 2018

O gerenciamento de virtualização é o processo que envolve monitorar e administrar as operações de um ambiente virtualizado.

Com algumas ferramentas e produtos de software especializados é possível realizar essa gestão e garantir que a criação, execução, manutenção e performance das infraestruturas de virtualização funcionem da maneira mais adequada.

É importante ressaltar que o gerenciamento de virtualização se difere do armazenamento na nuvem porque o software de virtualização lida diretamente com hardware, enquanto o cloud computing é o termo certo para definir o serviço que resulta da manipulação desse hardware.

Embora a virtualização seja um elemento fundamental da computação em nuvem, uma empresa pode virtualizar sem migrar seus dados off premises e consegue, portanto, manter controle completo sobre as informações e os recursos de que dispõe.

Quer ajuda para entender melhor o conceito de gerenciamento de virtualização? Conheça algumas dicas e ferramentas que podem ser utilizadas ao longo desse processo!

RV Tools

Um dos objetivos do gerenciamento de virtualização é garantir a performance. Por isso, escolher um software que seja capaz de administrar o compartilhamento de recursos entre máquinas e garantir que ele é feito da maneira mais eficiente é imprescindível. O RV Tools é uma ferramenta gratuita que pode ajudá-lo nessa tarefa.

Nada pode prejudicar mais rapidamente um ambiente virtualizado do que uma performance irregular, e quando as máquinas virtuais competem por recursos é preciso um software para ordenar as prioridades. O RV Tools é escrito em .NET e torna o controle de informações importantes sobre a sua virtualização algo mais fácil.

Ele é formatado como uma série de planilhas que exibem os dados do ambiente virtualizado. Por isso, permite filtrar informações e entender exatamente como os recursos de hardware estão sendo utilizados.

Trata-se de um software com boa manutenção, o que significa que ele é atualizado periodicamente para que novas tecnologias estejam à sua disposição no gerenciamento de virtualização.

PowerShell

Outra ferramenta excelente para o gerenciamento de virtualização é o PowerShell, da Microsoft. Ele contempla outra das prioridades na gestão, que é a alocação de recursos e o planejamento de capacidade. É essa disciplina que ajuda o departamento de TI a planejar as próximas etapas de virtualização e a evitar o desperdício.

O PowerShell também funciona fazendo com que automatizar tarefas de administração do seu ambiente virtual seja algo simples. Ele é um ótimo parceiro quando uma empresa tem ambientes virtuais com Windows. Trata-se de uma ferramenta fácil de se instalar e cheia de scripts capazes de maximizar sua eficiência.

Citrix Essentials

Completando a nossa tríade de aplicações gratuitas para o gerenciamento de virtualização está o Citrix Essentials. O software conta com uma versão paga, mas é para a sua versão livre que damos destaque aqui. Nela, há recursos para o provisionamento de serviços, ferramentas de workflow e recuperação.

Todas essas ferramentas respondem bem a um dos principais requisitos para um gerenciamento de virtualização de sucesso: a capacidade de entender como a virtualização funciona e o que pode ser feito para melhorar a performance dos equipamentos e produtos de software utilizados no momento.

Quer receber outros conteúdos que vão ajudar você a entender cada vez mais sobre o universo da TI? Então, assine a nossa newsletter!

Equipe de Redação

Autor

Equipe de Redação

Deixa uma resposta